Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a vice-presidente, Kamala Harris, sancionaram uma lei que torna o dia 19 de junho feriado nacional, para celebrar o fim da escravidão dos americanos negros
Continua depois da publicidade
Biden diz que saída do Afeganistão está no prazo, porém afirma que 'quanto mais cedo' conseguir finalizar a retirada, melhor | EVAN VUCCI/ASSOCIATED PRESS
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, e a vice-presidente, Kamala Harris, sancionaram uma lei que torna o dia 19 de junho feriado nacional, para celebrar o fim da escravidão dos americanos negros.
Continua depois da publicidade
"O Juneteenth marca tanto a longa e dura noite de subjugação causada pela escravidão quanto a promessa de uma manhã mais clara adiante", disse Biden. Ele acrescentou que o dia é uma lembrança "do fardo terrível que a escravidão causou ao país e ainda causa".
Biden disse ainda que "grandes nações não ignoram seus momentos mais dolorosos, elas os abraçam". O democrata falou em um salão onde estavam presentes 80 membros do Congresso, autoridades eleitas locais, líderes comunitários e ativistas como Opal Lee, que fez campanha para que a data fosse transformada em feriado nacional.
Continua depois da publicidade
O presidente e seus colegas democratas estão sendo pressionados a responder a uma série de leis estaduais apoiadas pelos republicanos que, segundo ativistas de direitos civis norte-americanos, buscam suprimir o direito ao voto de minorias, e, além disso, abordar de maneira significativa os assassinatos desproporcionais de negros pela polícia.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade