Entre em nosso grupo
2
Economia
EM LEILÃO. Segundo levantamento do Superbid Marketplace, pessoas físicas são 91,5% dos que arrematam automóveis
Continua depois da publicidade
Em São Paulo, o Hyundai Tucson é o modelo mais arrematado em leilão, segundo a Superbid | /Divulgação
Os consumidores brasileiros estão vendo nos leilões uma nova alternativa para compra de carros. Segundo levantamento do Superbid Marketplace, que oferece soluções e múltiplas modalidades de transações online, 91,5% dos compradores que arremataram automóveis no primeiro trimestre de 2019 foram pessoas físicas, em sua maioria entre 30 e 49 anos. Os 8,5% restantes representam empresas que adquirem os ativos para renovar sua frota, revender ou até mesmo aproveitar peças.
Continua depois da publicidade
Dentre os carros mais vendidos por meio de leilão on-line no período, os populares Chevrolet Celta e Fiat Uno e a picape Toyota Hilux foram os modelos mais arrematados, somando mais de 25% dos carros vendidos pelo Superbid Marketplace em todo o território nacional.
O levantamento mostra também que os leilões de veículos leves cresceram 24% no primeiro trimestre de 2019 em comparação ao mesmo período do ano anterior, dando destaque à região Nordeste, que apresentou um aumento de 271% na compra por meio da plataforma.
De acordo com Rodrigo Santoro, CEO do Superbid, a ainda tímida retomada da economia e a crise vivida pelo Brasil nos últimos anos motivam consumidores a buscarem novas oportunidades para aquisição de veículos. "Nossa plataforma de negociação gera grandes oportunidades aos compradores, assim como liquidez imediata aos vendedores, apoiando a renovação da frota automotiva brasileira e incentivando nossa indústria automotiva a saltar diversos obstáculos na recuperação das vendas de veículos no Brasil".
Continua depois da publicidade
Dada a extensão do território nacional e mudança de comportamento dos consumidores em cada estado, o Superbid listou também os veículos mais comprados em cada região brasileira. O destaque fica com o Sudeste, com 51,2% do total adquiridos por leilão, seguido pelo Sul, que totaliza 23,4% dos veículos arrematados no período.
No Sudeste, onde se encontram mais da metade dos compradores e dos bens ofertados, a liderança fica por conta do Hyundai Tucson, com 9,85% das vendas totais de veículos na região pela plataforma, seguido pelo Fiat Toro, com 8,95%, e o Fiat Uno, atingindo um total de 6,75%.
Em São Paulo, o Hyundai Tucson é o modelo mais arrematado, enquanto no Espírito Santo o destaque fica para o Toyota Hilux, em Minas Gerais o Fiat Uno e, no Rio de Janeiro, a vantagem vai para o Chevrolet Celta.
Continua depois da publicidade
Na região Sul, o Chevrolet Celta é o líder em vendas, com 12,7% do total de carros comprados na região por meio do Superbid. O modelo também é o mais vendido no Rio Grande do Sul, enquanto no Paraná, o Volkswagen Gol fica na liderança. Já em Santa Catarina, o Fiat Uno é o mais vendido. (Priscila Freitas)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade