A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Centenas de pessoas em busca de emprego fazem fila em Carapicuíba

Fila de desempregados ocupou grande parte da avenida que abriga o shopping da cidade; serão 600 vagas de emprego oferecidas no mutirão organizado pela prefeitura

11/11/2021 às 10:32

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Fila do mutirão em frente ao PAT Carapicuíba, que fica dentro do shopping do município da região metropolitana de São Paulo

Fila do mutirão em frente ao PAT Carapicuíba, que fica dentro do shopping do município da região metropolitana de São Paulo | /Joseph Silva/ Gazeta de S.Paulo

Um mutirão de recrutamento com diversas vagas de emprego reuniu centenas de pessoas em uma fila que tomou grande parte de uma avenida em Carapicuíba, Grande São Paulo, nesta quinta-feira. O evento foi organizado pela prefeitura e reuniu cerca de 600 vagas de emprego, anunciadas por empresas da região. 

Continua depois da publicidade

Algumas pessoas chegaram ao local antes do horário previsto para o início da seletiva, programado para as 8h. Foi o caso de Ingrid Cristina, de 31 anos. Ela chegou ao local às 7h30 e disse à Gazeta que qualquer vaga de emprego que possa ser oferecida a ela seria válida. "Qualquer coisa vale. Já trabalhei de diarista, auxiliar de cozinha, em logística, em muitas áreas já trabalhei. A [oportunidade] que vier tá bom. A que tiver vaga e me chamar eu vou.", afirmou. 

Ingrid disse acreditar que a pandemia aumentou o desemprego e que o mutirão é uma iniciativa importante de serviço de recolocação. "Acho importante [o mutirão] porque a situação que todo mundo está, por conta da pandemia, tem muita gente desempregada então é bom pra todo mundo, né?", concluiu a jovem, que espera sair da seleção com um encaminhamento. 

Continua depois da publicidade

Assim como Ingrid, Lucas Ferreira, de 27, afirmou que está disposto a trabalhar em áreas diversas. "Eu atuava em logística. Mas já atuei em administrativo, telemarketing... A gente está com esse pensamento, de sair daqui já contratado. Ter uma entrevista aqui hoje já seria uma surpresa boa para a gente".

O rapaz contou que o evento de seleção está sendo retomado com mais frequência pela Prefeitura de Carapicuíba. "Antigamente tinha [mais mutirões de emprego] que era feito ali no centro de Carapicuíba e bastante pessoas conseguiu trabalho através disso. Eu principalmente. Meu segundo serviço foi através do mutirão", acrescentou o Operador de Logística desempregado. 

Os candidatos receberam senhas e eram chamados em grupos para participar da triagem no Posto de Atendimento ao Trabalhador de Carapicuíba (PAT) que fica dentro de um shopping da cidade. Foram oferecidas cerca de 600 vagas de emprego nas áreas de logística, telemarketing, limpeza e outras. 

Continua depois da publicidade

Vagas temporárias.

O fim de ano é um período de aquecimento nas contratações, sobretudo para vagas temporárias. De acordo com estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo, mais de 25 mil oportunidades de trabalho temporário devem ser abertas até o fim deste ano no estado de São Paulo. 

A taxa de desemprego recuou no Brasil segundo a último balanço do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado em 27 de outubro. O resultado fechou em 13,2%, mas a taxa ainda é alta se comparada ao período anterior à recessão econômica que o País vem enfrentando. Em 2014, a desocupação formal era de 4,8%, o menor nível da série.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Bruno Hoffmann

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados