Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Prefeitura tem buscado faltosos através de contato telefônico e pede para que a população não deixe de tomar a imunização
Continua depois da publicidade
Nesta semana são mais 22.135 cidadãos com prazo para completar seu esquema vacinal contra a Covid-19 em Guarulhos | /Fabio Nunes Teixeira/PMG
De acordo com dados extraídos do Sistema Vacivida até o fim do mês de julho, 15.335 pessoas ainda não tinham retornado aos postos de saúde de Guarulhos para receber a segunda dose contra a covid-19 dentro do prazo indicado. A Secretaria da Saúde está realizando a busca ativa desses faltosos por meio de contato telefônico ou pelos agentes comunitários de saúde, e alerta para que a população não deixe de completar seu esquema vacinal porque somente com as duas aplicações a imunização terá eficácia.
Continua depois da publicidade
Segundo a diretora de Assistência Integral à Saúde, Elisângela Arantes de Souza, os motivos apurados até agora para o não comparecimento dos faltosos são vários, desde o esquecimento da data agendada até o óbito nesse intervalo. “Na busca ativa que realizamos identificamos um número considerável de pessoas que estão se recusando a receber a segunda dose, seja por medo de uma eventual reação ou pelo fato de já se considerarem imunizadas com a primeira dose, o que não condiz com as diretrizes técnicas", explica.
Desse total de 15.335 faltosos, 35 deveriam ter tomado a vacina em fevereiro passado, 371 em março, 811 em abril, 921 em maio, 254 em junho e 12.943 em julho.No começo deste mês 12.332 pessoas tinha aprazamento para receber a segunda dose contra a covid-19 na cidade, sendo que 1.865 devem tomar a Coronavac e 10.467 a AstraZeneca. Já nesta semana são mais 22.135 cidadãos com prazo para completar seu esquema vacinal (5.336 com a Coronavac e 16.799 com a AstraZeneca).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade