A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Aplicação de vacinas bate recorde em junho, e ABC supera 1 milhão de primeiras doses

Desde janeiro, o ABC acumula pouco mais de 1 milhão de pessoas vacinados com a primeira dose, o que representa 35,7% da população

Matheus Herbert

28/06/2021 às 12:07

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
No corte geográfico, São Caetano é o município do ABC mais adiantado na vacinação, com 46,3% da população imunizada com a primeira dose e 21,6%, com a segunda

No corte geográfico, São Caetano é o município do ABC mais adiantado na vacinação, com 46,3% da população imunizada com a primeira dose e 21,6%, com a segunda | /Divulgação/PMSCS

O ABC Paulista bateu em junho o recorde de vacinação contra a Covid-19. Levantamento feito pelo “Diário Regional” revela que, entre o dia 1º e a última quinta-feira (24), foram aplicadas 356,2 mil doses de imunizantes, volume 17,9% superior as 302 mil administradas nos 31 dias de maio.

Continua depois da publicidade

O balanço tem como base dados das prefeituras e da plataforma Info Tracker, mantida por pesquisadores do campus São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Em junho, a região viu o ritmo de vacinação acelerar, após se manter praticamente estável em maio, devido a entregas frustradas e atrasos no recebimento de insumos para a fabricação dos imunizantes. O ABC é formado pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Essa aceleração é explicada pela flexibilização, pelo Ministério da Saúde, da fila de vacinação e pela chegada de mais doses, de diferentes imunizantes.

Continua depois da publicidade

Nos 24 dias de junho, quase 343 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus e outras 13,3 mil, a segunda dose.

Desde 19 de janeiro, data em que os primeiros moradores foram imunizados, o ABC acumula pouco mais de 1 milhão de pessoas vacinados com a primeira dose, o que representa 35,7% da população.

Outros 342,5 mil moradores dos sete municípios concluíram o esquema vacinal, o que representa 12,2% da população. No total foram aplicadas 1,34 milhão de doses de imunizantes da região.

Continua depois da publicidade

No corte geográfico, São Caetano é o município do ABC mais adiantado na vacinação, com 46,3% da população imunizada com a primeira dose e 21,6%, com a segunda.

A explicação para a liderança de São Caetano reside no perfil da população da cidade, onde um em cada quatro moradores (24,1%) tem acima de 60 anos, o que possibilitou ao município receber proporcionalmente mais doses nas primeiras fases da vacinação.

Continua depois da publicidade

No sentido contrário, Mauá tem 26,3% da população imunizada com a primeira dose, e Rio Grande da Serra, 7,9% com o esquema vacinal concluído.

META

Se mantiver o ritmo de vacinação alcançado em junho, os sete municípios conseguirão atingir a meta do governo do Estado de vacinar toda a população adulta com a primeira dose até 15 de setembro.

Continua depois da publicidade

Na região, o público alvo é de 2,146 milhões de pessoas. Assim, ainda restam 1,145 milhão de moradores a serem imunizados, o que corresponde a 13,8 mil doses/dia. Neste mês, a média diária no ABC é de 14,3 mil doses.

O ritmo, porém, é maior. Na última quinta-feira foram aplicadas 16.684 vacinas no ABC, das quais 16.510 como primeira dose e 174, como segunda.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados