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Cotidiano
A expectativa do varejo no ABC Paulista é de um aumento em 40% nas vendas
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Nos shoppings da região, a expectativa é de crescimento de 29,4% nas vendas da data | /Divulgação
Apesar da crise provocada pela pandemia de Covid-19, os apaixonados não ficarão de mãos vazias no Dia dos Namorados, que será comemorado no próximo sábado (12). Essa é a expectativa do varejo do ABC Paulista, que espera vendas até 40% maiores no período que antecede a data em comparação ao comercializado em 2020.
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O otimismo expresso nos números, porém, esconde base de comparação fraca, uma vez que o comércio não essencial estava fechado no Dia dos Namorados do ano passado, devido às restrições impostas pelo Plano São Paulo durante a primeira onda da pandemia.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de São Bernardo (Acisbec), Valter Moura, lembrou que o Dia dos Namorados é a terceira data comemorativa mais importante do varejo (atrás apenas de Natal e Dia das Mães) e previu que o movimento até o próximo sábado vai alavancar o faturamento dos lojistas em junho. A entidade prevê aumento de 40% nas vendas.
“Há boa perspectiva (de alta nas vendas), se for levado em conta o ano passado, quando o comércio estava fechado e dependia de vendas online ou do sistema drive-thru. Além disso, as pessoas estavam menos confiantes do que hoje, sem saber o que iria acontecer. Ninguém pensava em dar presente,” explicou Moura.
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“Os lojistas estão cautelosos com esse momento de reabertura, mas seguimos confiantes no processo de vacinação e aplicando protocolos rígidos nas lojas de shopping, que vêm se destacando como ambientes seguros de compra e prestação de serviços”, disse Sahyoun.
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Para a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o Dia dos Namorados será a primeira data comemorativa com impacto positivo sobre as vendas mensais do varejo, após desempenho fraco no Dia das Mães, em maio.
A entidade prevê acréscimo de 5,7% nas vendas de junho contra igual mês de 2020. Além da data comemorativa, contribuem para a expectativa otimista da entidade a demanda reprimida no consumo e a nova rodada do auxílio emergencial.
Para o Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do ABC (Sehal), o toque de recolher e as restrições no horário de funcionamento dos estabelecimentos impõem desafios a bares e restaurantes da região no Dia dos Namorados.
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“Os estabelecimentos terão de ser criativos para atrair clientes no horário de almoço, já que no período noturno terão de fechar no horário estabelecido”, explicou o presidente do Sehal, Beto Moreira.
MOTÉIS
Os motéis estão otimistas com a data. Neste ano, o setor vai conseguir promover de 7 a 13 de junho a Love Week, semana na qual os estabelecimentos oferecem pacotes especiais para casais. No ano passado, o evento foi cancelado por causa da pandemia de Covid-19.
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Diego Bianchi, diretor do Sehal e proprietário do Ramsés Motel, de São Bernardo, explicou que o setor vem se reinventando para superar a crise sanitária, com decoração diferenciada, automação nas suítes e reserva por aplicativo, entre outros serviços. Além disso, conseguiu sobreviver por se encaixar dentro da categoria de serviço essencial
“Com bares e restaurantes fechados, os clientes passaram a procurar hotéis e motéis, que continuaram abertos”, disse Bianchi. Mesmo assim, o faturamento do setor caiu consideravelmente.
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