Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Em Santo André, prefeitura decidiu ampliar o horário de funcionamento dos serviços essenciais; agora, essas atividades podem funcionar até as 19h
Continua depois da publicidade
Entre 5 e 11 de abril seguirá suspenso em Santo André o atendimento presencial em estabelecimentos comerciais | /Angelo Baima/PSA
Ao menos três cidades do ABC já prorrogaram as medidas restritivas até 11 de abril, com o objetivo de prevenir contaminações pelo coronavírus e frear o avanço da covid-19.
Continua depois da publicidade
Em Santo André, a principal diferença em relação às regras que estavam em vigor até domingo (4) diz respeito ao horário de funcionamento dos serviços essenciais, que precisavam encerrar as atividades até as 17h. A partir de segunda-feira (5), essas atividades poderão funcionar até as 19h.
O funcionamento do sistema delivery está autorizado até a meia-noite e os sistemas de retirada e drive-thru podem funcionar até as 19h. A circulação de pessoas e veículos continuará restrita das 22h às 4h até 11 de abril, com exceção de casos em que houver necessidade, urgência e emergência. Todas as atividades econômicas e sociais ficam suspensas neste período, com exceção do serviço de delivery, que poderá operar até meia-noite.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
“O momento crítico da pandemia exige esforço coletivo e responsabilidade para conter o avanço do vírus e frear as internações provocadas pela Covid-19. As medidas emergenciais são necessárias para promover a desaceleração desses indicadores, para salvarmos vidas e minimizarmos danos”, diz o prefeito Paulo Serra.
RIBEIRÃO PIRES
Continua depois da publicidade
Decreto publicado na sexta-feira (2) pela Prefeitura de Ribeirão Pires flexibiliza, em parte, as regras que constam na fase emergencial do Plano São Paulo. Estão autorizados a funcionar na cidade, das 8h às 17h, shoppings, mini shoppings e galerias comerciais, observados os critérios de limitação de 30% da capacidade estabelecida no AVCB.
“Embora o governador Doria tenha estendido a fase mais restritiva até o dia 1 1 e há a possibilidade de ele jogar isso até quase o final do mês, nós aqui em Ribeirão Pires, por conta da diminuição do número de contaminados e de óbitos que estávamos tendo, da seriedade que grande parte da população nos atendeu, editamos decreto muito mais maleável do que o do Estado. Não podemos liberar ainda buffets, salão de beleza, e festas por conta do maior contato, mas o comércio em geral pode esperar mais liberdade”, afirmou. Entretanto, Volpi pede para que a população continue a respeitar o isolamento, para que as novas medidas não tenham de ser suspensas.
Em Ribeirão, os serviços de entrega de mercadorias via delivery podem funcionar 24 horas, take away (retirada no estabelecimento), limitado até às 20 horas e drive-thru (retirada dentro do automóvel), limitado das 5h às 20h. Continuam proibidos o acesso dos clientes às instalações internas, bem como o consumo no local. Comércios do setor alimentícios também estão autorizados a trabalhar até as 20h.
Continua depois da publicidade
Diadema também publicou um decreto estendendo até dia 11 as medidas vigentes na fase emergencial do Plano São Paulo. Desde o dia 15 de março, a fase emergencial determina toque de recolher entre 20h e 5h, proíbe o acesso a parques e praias, além de retiradas presenciais de produtos em restaurantes e lanchonetes. Suspende, também, o atendimento presencial em lojas de material de construção. Lojas e restaurantes só podem fazer entregas a clientes dentro de veículos (drive thru), entre 5h e 20h, ou por entrega em sistema delivery por telefone ou aplicativo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade