A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 21 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Veja todos os brasileiros que já venceram a Bola de Ouro

Cinco jogadores brasileiros já levaram a premiação para casa

Leonardo Sandre

31/05/2024 às 17:15  atualizado em 25/10/2024 às 16:17

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Ronaldo Fenômeno, duas vezes vencedor da Bola de Ouro

Ronaldo Fenômeno, duas vezes vencedor da Bola de Ouro | Divulgação/CBF

A Ballon D'Or, mais conhecida no Brasil como a "Bola de Ouro" é um dos prêmios mais esperados entre os jogadores do futebol mundial. Organizada pela revista France Football, a premiação elege, entre outras categorias, os melhores jogadores do mundo na temporada.

Continua depois da publicidade

O último brasileiro a vencer o prêmio foi Kaká, em 2007, quando atuava pelo Milan, da Itália. Desde então, são 17 anos de jejum para o futebol brasileiro.

Relembre abaixo todos os jogadores brasileiros que já venceram o prêmio.

Brasileiros vencedores da Bola de Ouro

Oficialmente, são cinco prêmios dados para jogadores brasileiros.

Continua depois da publicidade

Ronaldo (1997 e 2002)

Ronaldo Fenômeno, craque do pentacampeonato mundial/Divulgação/CBF

O maior brasileiro vencedor oficial é Ronaldo, o Fenômeno, que levou o troféu duas vezes para casa, em 1997 e em 2002.

Em 1997, atuando pela Inter de Milão, Ronaldo estava em seu auge físico, com explosões, arranques, dribles e gols memoráveis. Encerrou o ano de 1997 com quatorze gols em dezenove jogos oficiais, período em que recebeu o apelido de "Fenômeno" pela imprensa italiana. Os 14 tentos se juntaram aos 30 gols ainda pelo Barça e 15 marcados com o Brasil, totalizando 59 tentos em 70 jogos.

Já em 2002, o camisa 9 do Brasil se destacou com um desempenho impecável na Copa do Mundo daquele ano, na Coreia do Sul e Japão, quando trouxe para solo brasileiro o pentacampeonato. Ronaldo foi o artilheiro da competição e marcou os dois gols da final, contra a Alemanha.

Continua depois da publicidade

Rivaldo (1999)

RivaldoRivaldo, Bola de Ouro em 1999/Divulgação

A temporada de 1999 foi a melhor da carreira de Rivaldo, atuando pelo Barcelona. Graças ao meia-atacante, o time catalão conquistou o título do Campeonato Espanhol daquele ano. Outro momento que auxiliaria o meia a levar o prêmio de melhor do mundo, ajudou a Seleção Brasileira na conquista da Copa América de 1999.

O craque marcou 24 marcados na liga espanhola, e, além de conquistar a Copa América, terminou como artilheiro e melhor jogador do torneio.

Ronaldinho Gaúcho (2005)

Ronaldinho Gaúcho foi eleito o Bola de Ouro de 2005Ronaldinho Gaúcho foi eleito o Bola de Ouro em 2005/Claudio Chaves/Folhapress

Conhecido por ser um dos jogadores mais plásticos e mágicos da história do futebol, Ronaldinho Gaúcho foi mais um brasileiro a vencer a Bola de Ouro após uma temporada de destaque pelo Barcelona. O Bruxo contagiava quem o assistisse e era aplaudido até por rivais. O meia acabou conquistando o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha na temporada.

Continua depois da publicidade

No ano de 2005 o Ronaldinho também acabou campeão da Copa das Confederações pela seleção brasileira.

Kaká (2007)

Kaká foi eleito o melhor jogador do mundo em 2007Kaká foi eleito o melhor jogador do mundo em 2007/Divulgação/AC Milan

Na temporada em questão, o brasileiro foi campeão da Uefa Champions League, sendo artilheiro da competição com 10 gols marcados (mesmo sendo meio-campista) e sendo o responsável pelo passe que culminou no gol do título.

Nesta competição, fez um gol emblemático contra o Manchester United em uma arrancada que deixou Vidic (um dos melhores zagueiros do mundo) caído no chão. Se restavam dúvidas entre Kaká e Cristiano Ronaldo (então atleta do United) para o prêmio de melhor do mundo, após aquele dia provavelmente foram sanadas.

Continua depois da publicidade

Foi eleito o melhor jogador do mundo de 2007 tanto pela Fifa como pela France Football (recebendo a Ballon D'Or - Bola de Ouro).

Prêmios honorários

Em 2015, por razão da proximidade do aniversário de 60 anos da premiação, a France Football fez uma revisão dos 39 anos em que houve limitação aos europeus.

Doze edições ganharam um vencedor "alternativo", com destaque para os brasileiros Pelé (Santos): 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1964 e 1970 (sete anos), Garrincha (1962; Botafogo) e Romário (1994; Barcelona). A listagem honorária não retirou os prêmios originais.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados