A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Olimpíadas 2024: veja quais modalidades o Brasil não disputará

Quatro ausências brasileiras se destacam, ambas em esportes coletivos, sendo uma delas com o Brasil desclassificado mesmo como atual campeão

Leonardo Sandre

17/05/2024 às 12:30  atualizado em 18/07/2024 às 23:25

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Mesmo com Endrick, Marquinhos e outras estrelas, o futebol brasileiro não se classificou para as Olimpíadas de 2024

Mesmo com Endrick, Marquinhos e outras estrelas, o futebol brasileiro não se classificou para as Olimpíadas de 2024 | Joilson Marconne/CBF

A projeção do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) é de que o Brasil seja representado por cerca de 330 atletas nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Algumas classificações já estão asseguradas, como Gabriel Medina e Filipe Toledo, no surfe, e as seleções de vôlei masculina e feminina.

Continua depois da publicidade

Siga a Gazeta nas redes sociais e fique bem informado!

Porém, há algumas modalidades em que o Brasil já deu adeus antes mesmo de começar. Algumas categorias já tiveram suas qualificatórias, e com isso, já definifiram suas vagas. 

Veja abaixo em quais qualificatórias a seleção brasileira fracassou e não disputará nas Olimpíadas de Paris, em 2024.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Em quais modalidades o Brasil já está eliminado?

Quatro ausências brasileiras se destacam, ambas em esportes coletivos, sendo uma delas com o Brasil desclassificado mesmo como atual campeão.

Fora do futebol masculino

Mesmo com grandes jogadores, o futebol brasileiro deu vexame e não se classificou para Paris/ Joilson Marconne/CBF

Atual bicampeão olímpico no futebol masculino (ouro em 2016 e 2021), o Brasil foi eliminado do torneio pré-olímpico ao perder para Argentina por 1 a 0 em 11 de fevereiro, na última rodada, realizada na Venezuela.

Continua depois da publicidade

Assim, a seleção de Endrick e cia não disputará a Olimpíada de Paris, repetindo a marca negativa que havia acontecido pela última vez em Atenas 2004.

As outras ocasiões que o Brasil ficou de fora foi em 1948 (estreia da modalidade), 1956, 1980 e 1992. Além dos ouros em 2016 e 2021, o futebol masculino também conseguiu a medalha de prata em três ocasiões (1984, 1988 e 2012) e a de bronze em outras duas (1996 e 2008).

Fora do basquete feminino

A seleção brasileira de basquete feminino ficará de fora dos Jogos Olímpicos pela segunda edição seguida/Divulgação/CBB

A equipe feminina de basquete também bateu na trave e fracassou em sua última chance de garantir vaga para Paris. Atuando em casa, em Belém, no Pará, saiu derrotada em todas as partidas e foi eliminada do torneio pré-olímpico.

Continua depois da publicidade

A seleção brasileira feminina de basquete conquistou medalha em duas ocasiões: prata em 1996 e bronze em 2000. Todavia, o desempenho recente é extremamente negativo e, assim como foi para Tóquio 2020, a seleção não conseguiu a classificação novamente. 

Fora do polo aquático masculino e feminino

As seleções de polo aquático também não se classificaram/Miriam Jeske/ COB

As equipes de polo aquático masculina e feminina do Brasil também acabaram ficando sem as vagas, após um desempenho ruim no Mundial de Esportes Aquáticos de Doha, no Catar, no último mês.

A masculina ficou em 14º lugar e foi eliminada (apenas as quatro seleções mais bem colocadas entre as equipes até então não classificadas para as Olimpíadas se classificariam para Paris).

Continua depois da publicidade

O mesmo ocorreu com o time feminino. As duas melhores nações ficariam com as vagas, mas o Brasil acabou apenas na apenas 15ª colocação.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados