A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Como dessalgar o bacalhau para a Páscoa?

Domingo de Páscoa se aproxima e muitas pessoas buscam formas de dessalgar o bacalhau para as comemorações; confira dicas da Gazeta

Ana Clara Durazzo

26/02/2024 às 20:00  atualizado em 18/07/2024 às 15:41

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
 Uma das formas mais eficientes de dessalgar o bacalhau é através da imersão e cozimento dele com o leite

Uma das formas mais eficientes de dessalgar o bacalhau é através da imersão e cozimento dele com o leite | Reprodução/Youtube

O tradicional domingo de Páscoa é celebrado no dia 31 de março, último dia do terceiro mês do ano, e por preceitos religiosos muitas pessoas optam por escolher como prato principal o bacalhau. Entretanto, diversas pessoas relatam a dificuldade de dessalgar o peixe, já que ele passa por um processo de conservação, um tipo de salgamento. Em entrevista à Gazeta o cozinheiro, Sergio Fuinhas, ensinou duas maneiras de dessalgar o bacalhau. Confira abaixo:

Continua depois da publicidade

  • 1-Utilizando água
  • Uma técnica popular para dessalgar o bacalhau envolve a imersão em água com molho. No entanto, o cozinheiro Sergio Fuinhas sugere que esse método pode demandar mais esforço, especialmente ao lidar com peças maiores. Para essas, a recomendação é trocar a água a cada 6 horas, deixando o bacalhau de molho por um período que varia entre 24 e 42 horas, com a pele virada para cima. No caso de peças de grande porte, é necessário ainda mais cuidado, com trocas de água a cada 3 horas, ao longo de 6 a 9 horas.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

  • 2-Utilizando leite
  • Uma outra maneira pouco convencional, porém altamente eficaz e rápida para dessalgar o bacalhau quando se está sem tempo, é utilizar leite. Sim, de acordo com o cozinheiro, esta técnica envolve utilizar o líquido visto que ele ajuda a neutralizar o sal usado para a conservação do peixe. Ao usar esse método você terá um resultando e um sabor mais equilibrado.

"Para executar esta técnica, recomendo cozinhar o bacalhau em leite em fogo baixo por aproximadamente 45 minutos, ajustando o tempo conforme o tamanho da peça selecionada. Uma vez concluído o tempo de cozimento e dessalgamento (dessalinização), é importante desfiá-lo em lascas e temperar o bacalhau de acordo com as preferências individuais e aproveitar a páscoa em família", finaliza o cozinheiro.

*Texto sob supervisão de Matheus Herbert 
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados