A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Saiba qual a diferença entre o mosquito da dengue e o pernilongo

Coordenadoria de Controle de Doenças do estado de São Paulo esclareceu à Gazeta a diferença dos mosquitos e alertou os moradores

Ana Clara Durazzo

16/03/2024 às 18:00  atualizado em 17/07/2024 às 17:54

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Pernilongo e Aedes aegypti podem trasmitir doenças

Pernilongo e Aedes aegypti podem trasmitir doenças | Genilton J.Vieira/Fiocruz/Divulgação Fiocruz

Os casos de dengue aumentam a cada dia no Estado de São Paulo. Até a última semana dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), apontam 60 mortes causadas pela dengue em 2024 e 154 óbitos ainda estão em investigação. 

Continua depois da publicidade

Com essa crescente, muitos confundem o mosquito da dengue com o pernilongo. Confira abaixo a diferença entre os mosquitos após uma entrevista com a Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Como diferenciar o mosquito da dengue do pernilongo?

Para a a Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) os mosquitos são diferentes. "O mosquito da dengue (Aedes aegypti) é escuro (preto) com pintas brancas nas patas e corpo, possui um desenho branco em forma de lira no seu dorso e pica no início da manhã e final da tarde, já o pernilongo comum (Culex) é marrom escuro, sem pintas brancas pelo corpo e pica após o pôr do sol, a noite". 

Continua depois da publicidade

Quais doenças cada mosquito transmite?

O Aedes aegypti, transmite os vírus da Dengue, Chikungunya e  Zika vírus, podendo transmitir os vírus oropouche, mayaro e febre do oeste do Nilo. Já o Culex, pernilongo comum pode transmitir encefalites, diz a Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD). 

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Como evitar a proliferação dos mosquitos? 

Coordenadoria de Controle de Doenças diz que evitando água parada, recipientes e/ou estruturas que possam acumular água, onde as fêmeas vão colocar seus ovos.

Continua depois da publicidade

Como posso evitar picadas dos mosquitos?

Evitando a proliferação dos mosquitos, utilizando repelentes e roupas que protejam o corpo, principalmente as pernas e braços.

Existe repelente específico para cada mosquito?

A Coordenadoria de Controle de Doenças diz que não e que os repelentes são produtos químicos que repelem os mosquitos, mas não matam. 

Inseticidas são recomendados? Quais os riscos e benefícios?

Os inseticidas, principalmente os de uso doméstico, não são recomendados pois além de não eliminar os mosquitos, podem geram resistência dos mesmo às moléculas de inseticidas e provocar reações as pessoas nas residências. os inseticidas (larvicidas e adulticidas) devem ser aplicados por agentes capacitados e sob responsabilidade técnica. Para gestantes recomenda-se repelente com Icaridina.

Continua depois da publicidade

Acho que tem foco de dengue onde eu moro, o que posso fazer?

Cada cidade cuida do combate da proliferação de um jeito diferente. Caso haja suspeita de focos de dengue na sua região, é possível contatar a prefeitura local para fazer ações contra o mosquito da dengue.

*Texto sob supervisão de Matheus Herbert 
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados