Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Logotipo da NBA (basquete americano) é quase tão conhecido quanto os times de sucesso do campeonato | Divulgação/NBA
O logotipo da NBA - National Basketball Association (basquete americano) é quase tão conhecido quanto os times de sucesso do campeonato. Com um retângulo na vertical nas cores azul e vermelho com a silhueta de um atleta de basquete.
Continua depois da publicidade
Mas, muita gente não sabe quem é o jogador que se tornou símbolo para a icônica imagem. Trata-se de Jerry West, ídolo dos Los Angeles Lakers.
Oficialmente, os responsáveis pela NBA nunca confirmaram que a silhueta do jogador é realmente de Jerry West, porém, a semelhança é totalmente evidente.
O modelo foi escolhido em 1969 por Alan Siegel, após um longo tempo de pesquisa e análise sobre qual seria o "rosto" da liga norte-americana.
Continua depois da publicidade
Além da escolha do jogador de inspiração, a escolha das cores também foi muito bem pensada: as cores branca, azul e vermelha são também as cores da bandeira do EUA, decisão que contribuiu para criar um sentimento de empatia nos fãs.
A crença era de que o modelo para o desenho da silhueta seria uma foto de Jerry West com a clássica camisa amarela do Lakers. Todavia, uma capa da revista "Sports Review Basketball", lançada em 1967, conta com West na capa, surgiu nas redes sociais mais recentemente e mostrou que a semelhança é maior ainda.
A diferença entre as imagens é a posição da bola, que no logo está um pouco mais para baixo, porém há a possibilidade da escolha ser proposital, para não confirmar o ex-jogador como inspiração, evitando assim a possibilidade de imbróglios judiciais.
O atleta atuou como armador e defendeu o Los Angeles Lakers por 14 anos, somando 932 jogos, com médias de 27 pontos, 6.7 assistências e 5.8 rebotes. West conquistou apenas um título de NBA, na temporada de 1971-1972.
Continua depois da publicidade
Em relação a premiações individuais, West foi 14 vezes "all-star" da NBA, além de ter sido eleito cinco vezes para o time defensivo do ano e uma vez MVP das finais. O último feito, inclusive, de grande notoriedade na história do esporte - o armador foi o primeiro e único a levar o prêmio de melhor jogador da final sem ter ganho o título.
Como executivo, foi um dos responsáveis pela dinastia “Showtime” do Los Angeles Lakers, conquistando cinco campeonatos na década de 1980, com equipe liderada por Magic Johnson, Kareem Abdul-Jabbar e James Worthy. Somado a isso, West foi fundamental para a contratação de Kobe Bryant, Shaquille O'Neal e Phil Jackson para os Lakers entre 1996 e 2000.
Ele ainda ganhou um sexto campeonato como executivo dos Lakers em 2000. Em 2015 e 2017, como dirigente dos Warriors, foi bicampeão. Em 2017, tornou-se consultor dos Clippers.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade