Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Tutores de gatos e cachorros devem manter a carteirinha de vacinação atualizada anualmente | Freepik
As vacinas são um passo essencial da rotina de prevenção dos pets, responsáveis por manter a imunização em dia e deixá-los saudáveis ano após ano. Doenças como a rinotraqueíte e calicivirose em gatos, e cinomose e parvovirose em cães, afetam o bem-estar do animal e da comunidade, e podem chegar a ser fatais.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
Para evitar isso, tutores e responsáveis devem garantir que a carteirinha de vacinação e os exames regulares estejam em dia.
Em razão disso o diretor-geral do Nouvet, Thiago Teixeira, do centro veterinário de nível hospitalar em São Paulo, comenta a importância da vacinação dos animais domésticos e quais são as que os cachorros e gatos devem tomar todo ano. Confira abaixo:
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
O diretor reforça que o check-up é o melhor método de prevenção para manter os bichinhos saudáveis contra doenças, muitas das quais são letais. As vacinas são parte obrigatória desse processo, e o início do ano é o momento ideal para atualizar a carteirinha.
Além disso, ele pontua que as visitas frequentes ao veterinário ajudam a prevenir problemas sérios e a sanar dúvidas a respeito do bem-estar do pet.
Continua depois da publicidade
O veterinario finaliza dizendo que indica-se que todas as vacinas para gatos sejam aplicadas entre 45 e 60 dias de vida, pois se os pets forem muitos filhotes ao recebê-las, os anticorpos adquiridos na amamentação podem inativar as vacinas. Consulte sempre um médico veterinário em caso de dúvidas e suspeitas.
*Texto sob supervisão de Matheus Hebert.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade