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O trem-bala terá a capacidade de atingir até 350 km/h | Donald Tong/Pexels
Após muitos anos de especulações, o tão aguardado projeto do trem-bala que ligará os estados do Rio de Janeiro e São Paulo ganhou novos capítulos e finalmente começa a se tornar realidade.
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O projeto, que visa reduzir o tempo de viagem entre as duas maiores cidades do país, está agora nas mãos da empresa TAV, responsável pela sua execução.
Um marco importante foi alcançado com a assinatura do contrato entre a empresa e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sinalizando que o projeto avançou de forma significativa.
Para a concretização do projeto, será necessário um investimento de cerca de R$ 75 bilhões. Esse valor é necessário para financiar a construção da infraestrutura, aquisição dos trens e toda a logística envolvida na implantação do sistema de transporte.
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Inclusive, a empresa garante que as obras devem começar em 2027.
O trem-bala terá a capacidade de atingir até 350 km/h, o que permitirá que a viagem entre São Paulo e Rio de Janeiro seja feita em impressionantes 1h45, cobrindo uma distância de 417 km.
O projeto prevê a construção de sete estações, como Guarulhos, Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, Aparecida, Resende e Volta Redonda/Barra Mansa.
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O ponto inicial e final do trajeto será entre a Estação Água Branca, em São Paulo, e a Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro.
A previsão é de que o trem-bala comece a operar até junho de 2032, um marco significativo para o transporte público no Brasil. Esse sistema de transporte de alta velocidade trará uma série de benefícios econômicos e sociais.
O projeto prevê que, ao longo do ano, mais de 25 milhões de pessoas sejam transportadas pelo trem-bala, oferecendo uma alternativa mais rápida, segura e confortável para quem deseja viajar entre São Paulo e Rio de Janeiro.
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