Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Porcentagem de confiança | shutterstock
Em ano eleitoral, as pesquisas de intenção de voto tomam conta da internet e, além dos pontos percentuais, o nível de confiança de uma pesquisa é uma métrica que gera dúvidas. A Gazeta explica o que significa essa métrica.
Continua depois da publicidade
Essa métrica indica o quão próximo da realidade aquela pesquisa está, ou seja, se os dados apresentados podem ser levados a sério em momentos de análise do cenário.
A pesquisa feita pela Instituto Brada sobre a intenção de voto para as eleições municipais da Capital possui um nível de confiança de 95%, o que quer dizer que há a chance de 95% de os dados estarem próximos à realidade.
O intervalo de confiança é diferente do nível. Ele é determinado por meio de um valor máximo e mínimo da margem de erro. Ou seja, é uma estimativa gerada de acordo com a amostra analisada.
Continua depois da publicidade
Não, nenhuma pesquisa consegue retratar totalmente a realidade. Porém, quanto mais próximo desse valor, mais precisa será a relação entre os dados apresentados e a situação atual.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade