A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 17 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Imposto de Renda: Saiba como doar parte para instituições de caridade

Quem realiza a doação ganha desconto no cálculo do Imposto de Renda do ano que vem; contribuinte pode escolher município desejado

Leonardo Sandre

08/05/2024 às 20:00  atualizado em 19/07/2024 às 11:35

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Uma porcentagem do Imposto de Renda pode ser doada para instituições carentes

Uma porcentagem do Imposto de Renda pode ser doada para instituições carentes | Freepik

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda 2024 começou no dia 15 de março. Além de acertar as contas, esse período também é uma oportunidade para ajudar. 

Continua depois da publicidade

Você pode destinar até 3% do seu imposto de renda para a proteção às crianças, adolescentes e idosos, além de fomentar atividades culturais, audiovisuais e desportivas.

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Tudo isso é feito de forma gratuita e basta apenas ser registrado durante sua declaração do imposto.

Continua depois da publicidade

No caso dos fundos para idosos, para crianças e para adolescentes, a doação pode ser feita diretamente na declaração, com o valor sendo pago na primeira cota do imposto. O próprio programa gerador se encarregará de incluir automaticamente o valor das doações na lista de deduções do Imposto de Renda.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Entre, também, no nosso canal!
Mantenha-se bem informado.

Como fazer a doação?

A ajuda financeira pode ser feita seguindo os seguintes passos:

Continua depois da publicidade

  1. Na aba "Fichas da Declaração" clique em "Doações Diretamente na Declaração".
  2. Selecione a aba "Criança e Adolescente" ou "Pessoa Idosa", clique em "Novo" e escolha se deseja fazer uma doação estadual ou municipal. Então será necessário inserir o estado (e município, se for o caso) de sua preferência.
  3. Informe o valor da doação, que será calculado automaticamente pelo programa.
  4. O programa emitirá um DARF específico para sua doação que estará disponível na aba "Imprimir".
  5. Pague o DARF até o dia 31 de maio de 2024.
  6. Envie o DARF e o Comprovante de Pagamento para o e-mail da instituição escolhida ou telefone para avisá-los.

Importante: É necessário que a instituição esteja ciente da doação e que tudo tenha sido feito da forma correta e com acesso devido aos documento. Só assim o recurso poderá ser repassado do Fundo Municipal para a associação desejada.

Quem doa ganha desconto no cálculo do ano seguinte

Quem realiza a doação ganha desconto no cálculo do seu Imposto de Renda do ano que vem. Para isso basta:

  1. Procure o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ou o Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa da sua cidade. Ou ainda, entre em contato com um Conselho estadual ou nacional. A escolha é toda do contribuinte.
  2. Faça uma doação ao Fundo administrado pelo Conselho que você escolheu.
  3. O Conselho dá um comprovante da destinação efetuada, e você deve guardá-lo até o ano seguinte. Faça uma doação ao Fundo administrado pelo Conselho que você escolheu.
  4. No ano seguinte, ao preencher a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, você declara o valor doado na guia "Doações Efetuadas". Com isso, você poderá deduzir a soma destinada do seu IRPF

Para fazer a destinação durante o ano-calendário, você mesmo calcula o Imposto Devido sobre a renda que está auferindo no ano atual e pode direcionar 6% dele.

Continua depois da publicidade

Instituições para doação

Faça uma pesquisa pelo seu município sobre quais instituições municipais ou estaduais atuam na região e no foco desejado. Ao encontrar a instituição que te agrade, basta sinalizar para ela que fará uma doação e avisar quando ela estiver feita.

É fundamental que a associação esteja ciente que a doação foi realizada e que possua os documentos necessários para contatar o Governo. Só assim a quantia chegará até eles.

Doação para a Associação Acorde

A Associação Acorde, de Embu das Artes e Cotia iniciou a campanha "Você manda e o Leão obedece!". Com uma trajetória de mais de 22 anos atuando com crianças, adolescentes e jovens dos dois municípios, a instituição irá utilizar os recursos captados via Imposto de Renda para investir nos seus projetos de educação integral.

Continua depois da publicidade

A Acorde oferece gratuitamente educação de qualidade para 275 crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio de oficinas de música, educação ambiental, culinária, capoeira, teatro, jogos cooperativos e africanos, entre outras, que acontecem todos os dias, de segunda a sexta-feira, no contraturno escolar.

Como eu faço para ajudar a Associação Acorde?

Basta acessar o programa do Imposto de Renda, fazer a sua declaração pelo modelo completo e seguir o passo a passo:

  1. Na aba "Fichas da Declaração" clique em "Doações Diretamente na Declaração".
  2. Selecione a aba "Criança e Adolescente", clique em "Novo" e escolha "Municipal", "Estado de São Paulo" e "Cidade de Embu das Artes".
  3. Informe o valor da doação, que será calculado automaticamente pelo programa.
  4. O programa emitirá um DARF específico para sua doação que estará disponível na aba "Imprimir", "DARF- Doação Diretamente da Declaração-ECA".
  5. Pague o DARF até o dia 31 de maio de 2024.
  6. Envie o DARF e o Comprovante de Pagamento para o e-mail: [email protected] com o assunto: “Doação direcionada aos projetos da Associação Acorde”

Importante: o envio correto desse e-mail como devido aos documentos é fundamental para que o seu recurso seja repassado do Fundo Municipal para Associação Acorde.

Continua depois da publicidade

Após seguir estes passos, você contribuiu para gerar oportunidades para transformar o futuro de dezenas de crianças,adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Dúvidas frequentes sobre a doação no Imposto de Renda

Veja abaixo algumas perguntas e respostas sobre o tema.

Vou pagar algo a mais na declaração por destinar parte do imposto?

Não. Você pagaria algo a mais se fizesse uma doação, mas destinar parte do imposto não entra neste caso. Ao optar pela destinação, o seu imposto a pagar não aumenta e sua restituição não será diminuída. O Programa Gerador do Imposto de Renda calcula automaticamente o valor da destinação.

Continua depois da publicidade

Se tiver restituição a receber

O valor que você destinará, será somado ao valor da restituição que receberá da Receita Federal. Será gerado um DARF para pagamento até o último dia do prazo para declaração.  Em outras palavras, você pagará o DARF e a Receita Federal restituirá para você o valor destinado.

Se tiver imposto a pagar

Ao invés de pagar a totalidade do imposto para o Tesouro Nacional, por direito, você tem o poder de escolher que uma parte do seu imposto a pagar seja destinado para a associação desejada

Serão gerados dois DARF’s para pagamento até último prazo para declaração -um para o Tesouro Nacional e outro para a destinação.

Continua depois da publicidade

Por que minha destinação não pode ir direto para a instituição que desejo?

Por uma questão de transparência. Quem faz a distribuição do valor captado para a instituição escolhida é a cidade-sede da associação. Isso visa garantir credibilidade no processo e a certeza de que seu dinheiro não está sendo desviado ou usado para outros projetos ou instituições.

Meu contador pode me ajudar com essa doação?

Sim. Se você tem contadora ou contador, peça para fazer a destinação. Se você tem alguma pessoa que faz o imposto para você, é só mostrar o passo a passo da campanha e falar que você deseja destinar para alguma instituição.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados