Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Parque tem 5 mil hectares de área preservada e inclui, além da Laje de Santos, parcéis e rochedos | Clecio Mayrink / Divulgação
Você sabia que o estado de São Paulo abriga um dos principais pontos de mergulho do Brasil? É a Laje de Santos, que fica no Parque Estadual Marinho Laje de Santos.
Continua depois da publicidade
Criado em 1993, o Parque tem 5 mil hectares de área preservada e inclui, além da Laje de Santos, parcéis (formações rochosas submersas) e rochedos, conhecidos como Calhaus. O espaço, quase sem vegetação, tem o formato que lembra uma baleia e é rota de várias espécies migratórias.
O Parque Estadual Marinho Laje de Santos só pode ser acessado de barco, visto que ele fica a 22 milhas náuticas, ou 40 quilômetros, da costa, no município de Santos. Contudo, para ir até lá, a maior parte das embarcações sai da cidade de São Vicente.
A entrada no Parque custa R$ 19 e o ingresso pode ser adquirido por meio do site https://marinhosantos.ingressosparquespaulistas.com.br/home.
Continua depois da publicidade
Para mergulhar na Laje de Santos é preciso contratar uma operadora credenciada. O valor médio do passeio é de R$ 650 e inclui o percurso, entrada no parque, aluguel do equipamento, duas oportunidades de mergulho (cerca de 40 minutos cada) e lanche.
Com águas transparentes, a visibilidade média é de 18 metros, mas pode alcançar 35 metros. Durante o mergulho é possível observar cardumes – são mais de 206 espécies cadastradas -, áreas coralinas e, entre maio e julho, arraias e baleias-jubarte.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, a idade mínima para a prática de mergulho na Laje de Santos é de 14 anos, sendo que o adolescente deve estar acompanhado dos pais ou responsável.
Continua depois da publicidade
Além do mergulho com equipamentos, é possível realizar mergulho com snorkel, nadar, praticar canoagem e observar aves na Laje de Santos.
Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail: [email protected].
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade