Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Evite acidentes e garanta uma viagem de carro tranquila; na foto, a rodovia dos Bandeirantes | USP Imagens
Quem já viajou de carro e teve de parar na beira da estrada por um problema mecânico sabe o tamanho da dor de cabeça. Mas encrencas assim podem ser evitadas com um check-list simples. Saiba sete fatores que você não pode esquecer de checar antes de fazer uma viagem de carro.
Continua depois da publicidade
Viagem de carro exige cuidados
O maior risco de viajar de carro sem analisar a situação do veículo antes é sofrer acidades. Isso porque se o automóvel para de funcionar ao longo da via, outros veículos podem não conseguir frear antes de uma colisão.
Assim, o motorista é responsável não somente pela sua segurança, mas também de todos os trafegantes da via. Veja como fugir de problemas decorrentes de falhas mecânicas.
Continua depois da publicidade
Essenciais para garantir boa visibilidade, as palhetas devem estar sempre limpas com detergente neutro. Se as borrachas estiverem desgastadas ou fazendo ruídos no vidro, é hora de trocá-las.
Faróis, lanternas, setas e luzes de ré devem ser checados com frequência. Verifique a qualidade das lâmpadas a cada 15 dias e substitua-as se houver alterações.
Com duração média de 5 anos, os pneus devem ser revisados a cada 10 mil km. O desgaste dos sulcos não deve passar de 1,6 mm, de acordo com as normas de trânsito.
Continua depois da publicidade
A principal peça de segurança, os freios precisam ser inspecionados. Verifique pastilhas, lonas e discos, além da mangueira de fluido, já que um vazamento pode comprometer o sistema.
Eles garantem estabilidade ao carro. Qualquer falha detectada nos amortecedores pede substituição imediata, evitando perda de controle do veículo.
Sempre mantenha toda a documentação do veículo e a sua habilitação em dia antes de pegar a estrada.
Continua depois da publicidade
Utilize sites para estimar gastos de pedágios e combustível, prevenindo surpresas desagradáveis ao longo da viagem.
Além dos cuidados com a revisão, quem utiliza rodovias privatizadas tem acesso às bases de Atendimento ao Usuário (SAUs), onde pode descansar e buscar assistência mecânica.
As concessionárias oferecem serviços gratuitos, como guinchos e assistência mecânica, estrategicamente distribuídos pelas estradas para garantir mais segurança e comodidade aos motoristas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade