A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Estilo de Vida

Veja alternativas para substituir azeite de oliva na sua dieta

Se você quer ter uma vida saudável, confira quatro opções eficientes para substituí-lo e os benefícios de cada uma

Raphael Miras

22/06/2024 às 09:00  atualizado em 18/07/2024 às 22:24

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Confira 4 produtos que você pode substituir pelo azeite de oliva

Confira 4 produtos que você pode substituir pelo azeite de oliva | Freepik

O azeite sempre esteve entre as escolhas de quem busca por uma alimentação saudável e equilibrada. Com a alta de mais de 50% em seu preço no último ano, muitos consumidores precisaram reconsiderar suas opções e até mesmo substituir o azeite de oliva.

Continua depois da publicidade

Com isso, inevitavelmente o aumento dos valores do produto acabou refletindo nos hábitos de consumo dos brasileiros: dados indicam uma redução na presença do azeite de oliva nas compras, com uma taxa de incidência caindo de 4,3% para 2,4% nas notas fiscais entre fevereiro de 2023 e fevereiro de 2024.

Segundo a nutróloga Caroline Accorsi em entrevista para o site Terra, este cenário desafiador acabou abrindo espaço no mercado para o crescimento de alternativas viáveis, que não apenas substituem esse tipo de óleo, mas também oferecem diferentes benefícios nutricionais.

Confira abaixo, os 4 produtos que dá para substituir pelo azeite de oliva.

Continua depois da publicidade

Óleo de amendoim

Óleo de amendoimFoto: Reprodução

O óleo de amendoim é rico em vitaminas E, B1 e B2. Além de ser uma opção saudável na cozinha, este óleo é estável quando aquecido, não alterando o sabor dos alimentos, tornando-se uma opção viável para realizar cozimentos de alta temperatura.

A CRAS Brasil, liderando a exportação, expandiu sua capacidade de produção para atender à crescente demanda, especialmente de mercados internacionais como China e Europa.

Óleo de gergelim

Óleo de GergelimFoto: Reprodução

O gergelim tem ganhado destaque devido à sua adaptabilidade às mudanças climáticas e baixo custo de produção. O óleo extraído é rico em ácidos graxos essenciais e bioativos, que podem ajudar na redução de problemas cardiovasculares.

Continua depois da publicidade

O óleo de gergelim é uma adição versátil na culinária, utilizado tanto para refogar quanto para adicionar um sabor distinto a molhos e marinadas.

Óleo de coco

Óleo de cocoFoto: Reprodução

Um favorito entre os veganos, o óleo de coco é conhecido por suas propriedades funcionais, incluindo ações antiviral e antibacteriana. É uma excelente fonte de ácidos graxos e antioxidantes.

O óleo de coco é extremamente versátil, podendo ser usado tanto em altas temperaturas quanto em temperos para saladas ou como substituto da manteiga em receitas veganas de doces.

Continua depois da publicidade

Azeite de dendê

Azeite de dendêFoto: Reprodução

Com seu sabor e aroma característicos, o azeite de dendê é um pilar da culinária afro-brasileira.

Além de ser um excelente óleo para cozinhar em altas temperaturas e refogar alimentos, suas propriedades nutricionais incluem ômega 6 e 9, e vitaminas A e E, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico e prevenção do envelhecimento precoce.

*Texto sob supervisão de Suzana Rodrigues

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados