Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ideia de que o porco traz sorte e prosperidade é a mais difundida no Brasil | timolina/Freepik
Passado o Natal, é hora de pensar no réveillon e comprar os alimentos da ceia do dia 31. Uma das tradições é comer carne de porco no Ano Novo, mas você sabe o motivo?
Continua depois da publicidade
Alguns historiadores acreditam que o hábito de comer carne de porco na virada é uma adaptação da prática cristã, em países do Oriente Médio, de comer cordeiro em datas festivas. O cordeiro seria associado à reconciliação com Deus.
No Brasil, por ser mais barato e fácil de encontrar, os cristãos teriam substituído o cordeiro pelo porco.
Apesar da explicação religiosa, a ideia de que o porco traz sorte e prosperidade é a mais difundida no Brasil. A influência é da astrologia chinesa, na qual o porco é símbolo de riqueza, prosperidade e honestidade.
Continua depois da publicidade
Além disso, na crença popular, acredita-se que o porco está sempre em busca de melhores oportunidades, já que é um animal que anda para frente, com o nariz levantado, farejando o melhor.
Além do porco, há outros alimentos associados com sorte, sucesso e prosperidade. O peixe é um deles, pois nada para frente, o que traz bom presságio para o novo ano. Ele também é símbolo de fertilidade, já que produz muito ovos.
Lentilhas, uvas e sementes de romã são outros alimentos presentes na ceia capazes de atrair sorte e prosperidade. Porém, no caso das uvas e romã, além de comer, acredita-se que é preciso guardar algumas sementes na carteira para não faltar dinheiro no ano que se inicia.
Continua depois da publicidade
Por outro lado, aves e frutas com espinhos, como o abacaxi e a pitaia, devem ser evitados no réveillon. As aves porque ciscam para trás, o que é associado com retrocesso; e as frutas com espinhos porque atraem dificuldades e obstáculos para alcançar os objetivos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade