Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Rotina de trabalho de 4 dias é realidade para alguns brasileiros | Marcus Aurelius/Pexels
Você já imaginou trabalhar só quatro dias na semana? Parece algo distante, mas 21 empresas brasileiras estão testando esse novo modelo de jornada de trabalho.
Continua depois da publicidade
E a boa notícia é que muitas dessas empresas estão localizadas em São Paulo, oferecendo aos funcionários uma carga horária reduzida, mas com o mesmo salário.
A semana de quatro dias tem o foco na melhora da qualidade de vida dos colaboradores e com o aumento produtividade. Ao invés de trabalhar cinco dias por semana, o funcionário trabalha apenas quatro, mas mantém o mesmo salário.
O objetivo é ter um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade.
Continua depois da publicidade
O projeto-piloto da semana de 4 dias no Brasil é conduzido pela organização "4 Day Week Brazil" em parceria com a "4 Day Week Global". Com o início em janeiro deste ano, o experimento começou com 22 empresas e cerca de 280 colaboradores. Apenas uma empresa desistiu do projeto após um mês.
O experimento segue com 21 empresas, incluindo 11 localizadas em São Paulo. Veja quais são:
Em 2022 a Gazeta noticiou também a história da NovaHaus, empresa de Franca que aderiu à cultura de jornada reduzida.
Continua depois da publicidade
Além de trabalhar um dia a menos, os colaboradores da NovaHaus têm outros benefícios. Lá eles recebem um vale de R$ 400,00 para gastar com entretenimento e cultura - em shows, cinema, teatro e outros.
Após três meses de testes, a pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com o Boston College revelou resultados positivos sobre a nova jornada de trabalho.
O estudo indicou que 61,5% das empresas tiveram avanços na execução de projetos, enquanto 58,5% registraram um aumento na criatividade nas atividades realizadas.
Continua depois da publicidade
Os benefícios também refletiram na rotina dos funcionários fora do ambiente de trabalho. Aproximadamente 58% dos trabalhadores relataram mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional após a mudança.
Além disso, houve um aumento de 78% na disposição para momentos de lazer dos funcionários das empresas participantes.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade