A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Estilo de Vida

Veja os bairros das escolas do Carnaval de São Paulo

Para quem procura torcer para a escola mais próxima de onde mora, a Gazeta separou a sede das participantes, além do enredo de cada uma delas para o desfile de 2024

Leonardo Sandre

01/02/2024 às 18:22  atualizado em 16/07/2024 às 16:35

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Sambódromo do Anhembi

Sambódromo do Anhembi | Rovena Rosa/Agência Brasil

O Carnaval de São Paulo vem recebendo cada vez mais destaque dos foliões e da imprensa e, consequentemente, protagonizando ano após ano uma festa cada vez mais bonita nos tradicionais desfiles anuais no Sambódromo do Anhembi.

Continua depois da publicidade

No Grupo Especial, a principal divisão do Carnaval paulistano contém 14 escolas de samba em busca do título, com diferentes sedes pela Capital. 

Para quem deseja torcer para a escola de seu bairro ou mais perto de onde mora, a Gazeta conta de onde vem cada uma das escolas de samba do Grupo Especial de 2024.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Zona Leste

Acadêmicos do Tatuapé - Tatuapé

Bicampeã do carnaval paulistano, a escola está localizada na zona leste paulistana. O enredo para 2024 será o de “Mata de São João — Uma joia da Bahia, símbolo de preservação! Entre cantos e tambores. Viva a Mata de São João!”. A escola buscará contar um pouco da história, das manifestações culturais, da culinária e dos costumes do município de Mata de São João, na Bahia.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Luna Lua (@clikaqu)



Zona sul

Barroca Zona Sul - Jabaquara

Com sede no Jabaquara, sendo a única representante da zona sul paulistana e em busca do título inédito do Grupo Especial, a escola completa 50 anos de história e fará uma homenagem para a própria história da agremiação neste ano. O enredo se chama “Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso nós somos a Faculdade do Samba. 50 anos de Barroca Zona Sul”. Presente no Grupo Especial desde 2020, a escola contará desfiles históricos e a grande retomada para a elite. Vale destacar que a Barroca Zona Sul tem a tradicional escola "Mangueira", do Rio de Janeiro, como sua madrinha.

Continua depois da publicidade

Zona oeste

Águia de Ouro  - Pompéia

Campeã em 2020 pela primeira vez, a escola azul e branco e com sede em Pompéia é uma das representantes da zona oeste paulistana. O enredo será “Águia de Ouro nas ondas do rádio”. A meta é contar durante o desfile a história do rádio no Brasil celebrando os 100 anos da primeira transmissão feita no Brasil, que aconteceu no dia 7 de setembro de 2022. Os destaques devem ficar para a Copa do Mundo de 1958, a Segunda Guerra Mundial e as novelas.

Camisa Verde e Branco - Barra Funda

Após muitos anos fora do Grupo Especial, a Camisa Verde e Branco, escola tradicional e nove vezes campeã, está de volta para a elite. Será uma das três representantes do bairro Barra Funda em 2024. O enredo será “Adenla, o Imperador nas terras do Rei”, que parte do orixá Oxóssi e chega ao ex-jogador Adriano Imperador, que será homenageado pela agremiação.

Dragões da Real - Vila Anastácio

Em busca do título inédito em 2024, a Dragões da Real, uma das escolas de samba que levam o mesmo nome de uma das organizadas do São Paulo Futebol Clube, é da Vila Anastácio, subprefeitura da Lapa. Com o carnavalesco multicampeão Jorge Freitas, terá o enredo “África — Uma constelação de reis e rainhas”, para contar sobre grandes reis e rainhas do continente africano.

Continua depois da publicidade

Gaviões da Fiel  - Bom Retiro

Tricampeã do Carnaval de São Paulo, a escola da organizada do Corinthians fica no bairro Bom Retiro, na zona oeste, mesmo o Timão sendo um clube da zona leste da Capital. A agremiação fará uma homenagem ao título carnavalesco de 1995, trazendo para 2024 o enredo "Vou te levar pro infinito". A ideia é realizar uma viagem aos diferentes “infinitos” numa nave espacial comandada por arlequins e colombinas de outra dimensão.

Mancha Verde  - Barra Funda

A escola da Barra Funda, na zona oeste da capital paulistana leva o nome da principal organizada do Palmeiras. Para 2024, a escola busca manter o sucesso recente (título em 2022 e vice em 2023), trazendo neste ano o enredo "Do nosso solo para o mundo", buscando retratar a relação do homem do campo com a terra, a agricultura familiar e sustentável e o combate à fome e à miséria no mundo.

Continua depois da publicidade

Tom Maior - Barra Funda

Outra escola da Barra Funda no Carnaval de 2024 será a Tom Maior, que busca o título inédito. A vermelho e amarelo terá o enredo de "Aysú – uma história de amor”, realizando uma releitura da clássica história do amor entre Orfeu e Eurídice em uma versão indígena.

Zona norte

Acadêmicos do Tucuruvi - Tucuruvi

Outra escola que busca ser campeã pela primeira vez da elite paulistana é a do Acadêmicos do Tucuruvi, que leva o nome de seu bairro, na zona norte da Capital. O enredo será de "Ifá", que busca contar a história dessa religião e filosofia que nasceu em Ilê Ifé, na Nigéria, e encontrou no Brasil a sua morada.

Independente Tricolor - Vila Guilherme

Mais uma escola que leva o nome de uma das principais torcidas organizadas do País, a Independente Tricolor tem uma clara ligação com o São Paulo FC. Localizada na Vila Guilherme, na zona norte da Capital, a agremiação também busca o primeiro título da elite carnavalesca. O enredo de “Agojie, A Lâmina da liberdade!” busca levar para o Anhembi a história do exército de mulheres guerreiras que defenderam o reino de Daomé, na África.

Continua depois da publicidade

Império da Casa Verde  - Casa Verde

A escola da zona norte que leva o nome de seu bairro no nome é tricampeã do Grupo Especial de São Paulo. Para 2024 o enredo será uma homenagem para a cantora Fafá de Belém intitulado de “Fafá, a Cabocla Mística em rituais da Floresta”. A ideia é apresentar a relação da artista com a Amazônia, a cultura do Norte, a fé, a política e a música.

Mocidade Alegre - Limão

Com 11 títulos carnavalescos, a escola do bairro do Limão, na zona norte, é uma das mais tradicionais da Capital. O enredo “Brasiléia Desvairada” tem a ideia de percorrer o Brasil através das viagens do escritor modernista Mário de Andrade, além de celebrar a cultura popular brasileira.

Rosas de Ouro - Freguesia do Ó

Histórica escola da Freguesia do Ó, na zona norte de São Paulo, a Rosas de Ouro é bicampeã do Carnaval. Para 2024 o enredo é “IBIRA 70”, que promete falar da história e da importância do parque para a capital paulista.

Continua depois da publicidade

Região central

Vai-Vai - Bela Vista

A maior campeã do Carnaval paulistano, com impressionantes 15 conquistas, a escola é mais uma pertencente à zona oeste, localizada no Bixiga, na Bela Vista, bairro tradicionalíssimo. Em 2024 a agremiação fará uma homenagem aos 40 anos da cultura do hip-hop no Brasil. Com referência aos Racionais MC's, o enredo será “Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados