Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Batata-dce pode ser aliada contra a azia | Freepik
Você sabia que um alimento muito comum pode ajudar a aliviar a azia? Trata-se da batata-doce, que, segundo nutricionistas, pode ser uma aliada na alimentação de quem deseja atenuar o desconforto.
Continua depois da publicidade
A nutricionista Camila Raymundo Farias, da clínica escola de nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul, explica porque esse tubérculo é poderoso para aliviar o desconforto gastrointestinal.
“Por conter uma boa quantidade de fibras, a batata-doce auxilia alguns nutrientes a serem melhor absorvidos pelo organismo, evitando o aumento da acidez e má-digestão estomacal, causadores da sensação de queimação”, diz.
Porém, para que a batata-doce ajude realmente a diminuir os sintomas da azia, é preciso consumi-la da maneira correta.
Continua depois da publicidade
De acordo com a nutricionista Andrea Ferrara, da clínica Bottura, para que a batata-doce ajude a aliviar os sintomas da azia, é preciso evitar preparações fritas e investir no alimento cozido, ou assado, e sem temperos picantes.
Além disso, ela diz, para que o tubérculo forneça benefícios alcalinizantes e fibras sem sobrecarregar o sistema digestório, o consumo ideal é de 50g a 100g por dia, conforme cada organismo.
“É importante lembrar que a eficácia pode variar entre indivíduos. Enquanto a batata-doce pode aliviar a azia em algumas pessoas, pode não funcionar da mesma forma para todos”, alerta a profissional.
Continua depois da publicidade
Vale lembrar também que o consumo excessivo de batata-doce pode trazer consequências negativas, como gases, inchaço ou desconforto abdominal em pessoas com Síndrome do Intestino Irritável, ou com sistema digestório sensível.
Outro ponto de atenção são os oxalatos. “Devemos nos atentar ao consumo em excesso de batata-doce por causa dos oxalatos, um fator antinutricional, que pode atrapalhar a absorção de alguns nutrientes e até ser tóxico, prejudicando rins ou vesícula biliar”, ressalta Camila.
A azia é um sintoma comum de refluxo gastroesofágico (RGE), que leva a uma sensação de queimação, presente desde a parte acima do estômago até a garganta.
Continua depois da publicidade
A causa principal é a subida de suco ácido gástrico do estômago para o esôfago em decorrência de uma válvula entre esôfago e estômago que não relaxou ou fechou adequadamente. O excesso de peso e gravidez também podem desencadear o problema.
Além da batata-doce, outros alimentos podem ajudar a aliviar a azia, como é o caso grãos e cereais integrais.
"É importante sempre optar por alimentos com um teor menor de gorduras, como leite e derivados desnatados, carnes mais magras (a exemplo do frango sem pele) e alimentos que possuam a digestão mais fácil, como as sopas", diz Camila.
Continua depois da publicidade
Banana, melão, melancia, batata inglesa, aveia, vegetais verdes, mamão, gengibre, camomila e abacate também podem auxiliar no combate do problema.
A alimentação é uma aliada, mas quem sofre com azia precisa fazer acompanhamento médico periodicamente e adotar bons hábitos para diminuir o problema.
“Para evitar refluxo e azia é importante mastigar lentamente, evitar consumo de líquidos durante as grandes refeições e evitar deitar-se após as grandes refeições”, lembra Andrea.
Continua depois da publicidade
Camila completa enfatizando a importância de realizar refeições não muito volumosas e evitar períodos longos de jejuns. “Evitar hábitos como o tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas, bem como o excesso de cafeína também é importante”, finaliza.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade