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O networking é algo fundamental para a rotina empresarial, sendo um hábito que deveria estar presente no dia a dia de todo funcionário | Dylan Gillis/Unsplash
O networking é algo fundamental para a rotina empresarial, sendo um hábito que deveria estar presente no dia a dia de todo funcionário. É o olhar atento às oportunidades e conexões que fazem com que os negócios performem e cresçam de forma mais acelerada.
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A diretora de marketing Leocádia Taglieber, sócia do Método Dutra, selecionou cinco dicas de como melhorar este hábito, além de explicar sua importância. Veja mais abaixo.
Segundo a especialista, são essas conexões que fazem com que o negócio tenha mais clientes, desenvolva parcerias estratégicas e crie ramificações de novos produtos e soluções.
Ela complementou afirmando que o networking é também uma oportunidade de entender mais sobre os desafios do mercado, tendências e oportunidades, afinal, ao conversar com players mais experientes ou até mesmo com o seu público alvo, haverá insights que podem direcionar a estratégia de expansão da empresa.
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Conforme a explicação de Leocádia Taglieber, há duas grandes formas de fazer networking:
O primeiro é estar nos ambientes certos, que podem ser específicos do ramo do seu negócio. Ou ainda, eventos, feiras e lugares que tenham players de mercado que são maiores que você.
"Entenda: Insights de crescimento acontecem quando você está próximo das pessoas que já chegaram aonde você almeja chegar. É a forma mais valiosa de acelerar o crescimento e estratégia", destacou ela.
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A segunda forma de networking, segundo a diretora, é possível de fazer em qualquer lugar que você estiver.
"A fila do supermercado se torna um local de negócios e conexões desde que você esteja atento e focado nisso. Da mesma forma, o café em um hotel é um excelente ambiente para iniciar uma conversa e trocar contatos. Basta estar preparado para as oportunidades e ter o famoso elevator pitch sobre o seu negócio, bem estruturado", afirmou.
Veja abaixo cinco dicas de como evoluir seu networking na empresa, de acordo com Leocádia Taglieber.
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Networking é uma via de mão dupla. Ao se disponibilizar para ajudar, dar dicas e compartilhar seu conhecimento, você cria uma imagem de confiança e autoridade.
Essa abordagem tende a ser muito bem vista e pode abrir portas no futuro, pois muitos vão lembrar de quem os ajudou e possivelmente retribuir.
A presença online é essencial no networking atual. Plataformas como LinkedIn e Instagram podem ser utilizadas para criar conteúdo, participar de discussões e interagir com outros profissionais.
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Compartilhar conhecimentos, resultados e interesses ajuda a atrair seguidores que compartilham valores semelhantes, o que pode resultar em conexões e oportunidades no futuro.
Após fazer uma conexão, é importante manter o relacionamento. Enviar um e-mail de agradecimento ou marcar uma reunião de acompanhamento pode fazer toda a diferença para reforçar o vínculo.
Lembre-se de que o networking de sucesso envolve consistência e continuidade, por isso, mantenha contato, ofereça algo de valor, e procure criar um relacionamento que vá além dos interesses imediatos.
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Marcar presença em eventos específicos do seu setor é uma das melhores maneiras de encontrar pessoas e empresas alinhadas com os objetivos do seu negócio.
Festas organizadas pela empresa podem ser a oportunidade perfeita para alavancar sua carreira.
Esteja preparado para falar sobre a sua empresa, compartilhar conhecimentos e escutar o que os outros têm a dizer. Esses encontros podem ser portas de entrada para parcerias e insights valiosos.
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Entrar para associações e grupos empresariais é uma maneira excelente de ampliar sua rede e encontrar contatos de qualidade.
Além de eventos frequentes, esses grupos costumam oferecer palestras, workshops e encontros exclusivos para membros, proporcionando oportunidades para aprender e se relacionar com figuras influentes do mercado.
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