Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Os pets não possuem o mesmo metabolismo dos seres humanos, por isso é necessário ter muito cuidado com o que podem ou não comer | Joshua Chun/Unsplash
Os pets não possuem o mesmo metabolismo dos seres humanos, por isso é necessário ter muito cuidado com o que podem ou não comer. Muitas vezes, os tutores se deparam com seu animal fazendo aquela "carinha fofa" pedindo um pedaço do que está sendo consumido, e, por pena, os donos acabam dando. Contudo, isso pode fazer muito mal para os bichos domésticos.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
A Gazeta conversou com o veterinário Lucas Edel, professor universitário da UniCEUB, que explicou quais alimentos não devem ser consumidos pelos amigos de pelo, além de alguns que são liberados. Veja abaixo.
Em primeiro lugar, é importante consultar um veterinário para sanar quaisquer dúvidas de alimentos e medicamentos que seus cães podem ingerir.
Continua depois da publicidade
Quais são os alimentos que os pets não devem comer de modo algum?
"Existem diversos alimentos que são proibidos para animais - alguns são mais famosos outros nem tanto. Geralmente a gente recomenda que procure o médico veterinário do pet para verificar qual é o alimento que pode ser dado para os animais, tanto algum alimento quanto algum medicamento", iniciou o especialista.
Os alimentos citados são:
Continua depois da publicidade
"Um [alimento] que não é tóxico, mas deve se evitar são os ossos, principalmente os ossos de galinha. É um alimento que geralmente o tutor dá gente uma certa frequência. O problema do osso de galinha é a possibilidade de alguma perfuração em algum órgão e também pelo fato do animal não conseguir engolir corretamente e o osso ficar parado naquele local sendo necessário uma intervenção cirúrgica", complementou Lucas Edel.
Por que os pets não podem comer estes alimentos?
"Alguns destes alimentos causam algum tipo de intoxicação que geralmente está relacionada a incapacidade dos animais de metabolizar aquela enzima, aquela proteína. Pela ausência de algum tipo de mecanismo de metabolização, aquele componente daquele alimento acaba se acumulando no organismo do animal e pode gerar desde um quadro diarreico simples, como também pode causar um quadro neurológico ou cardiológico, entre outros problemas", explicou.
Continua depois da publicidade
Já algumas frutas estão mais do que liberadas para os animais, como, por exemplo:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade