Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Corte de cabelo e barba passam mensagem a outras pessoas | teksomolika no Freepik
Você já teve a impressão que a visão que as pessoas formavam de você não era condizente com sua personalidade?
Continua depois da publicidade
Te enxergavam afastado e antipático enquanto você é colaborativo? Ou que enxergavam alguém inexperiente ao invés de maduro e com perfil de líder?
Nem sempre isso ocorre por uma falha de postura corporal, por você não ter uma voz mais cativante ou saber conversar bem. Sua imagem pessoal é que pode estar passando a mensagem equivocada.
Há uma arte para aliar suas características, personalidade com a mensagem que deseja passar para os outros. Se chama visagismo.
Continua depois da publicidade
“Às vezes, ele não sabe transmitir uma beleza, porque toda a vida fez o mesmo corte, usou um mesmo tipo de barba. E às vezes, coisinhas poucas que a gente faz, algumas mudanças, já traz outro aspecto”, explica Pedro Augusto Fogaça Batista, especialista em visagismo e proprietário da Patola Barbearia.
Tudo começa com a anamnese, uma entrevista profissional. “A gente quer saber qual o desejo de imagem do cliente, qual o momento de vida dele, o que ele quer transmitir. Então, com o material que ele tem, o cabelo, a barba, a gente vai fazendo uma análise de proporção”, explica Fogaça.
Entre as funções da entrevista está entender qual a mensagem final que o cliente quer passar. Aí é a vez do profissional, estudando todas as características, ajudar a chegar no corte de cabelo e barba que vão passar aquela mensagem.
Continua depois da publicidade
“Isso é o visagismo, a gente chegar junto no desejo de imagem com técnicas.”
Por isso, reforça o especialista, o trabalho de visagismo é pessoal e personalizado. Atualmente é muito procurada por altos executivos e influenciadores, mas pode ser procurada por qualquer um.
“Pessoas estão investindo em um ‘branding’ pessoal, que a partir disso, ela consegue vender e cobrar aquilo que ela acha que é justo. Ela traz um nível de consciência com o cliente”, exemplifica. “É uma forma de comunicação não verbal”, completa.
Continua depois da publicidade
Para transmitir a mensagem desejada pelo cliente, leva-se em conta a textura do cabelo e barba, e também o volume e desenho.
“Linha reta passa um pouco mais de segurança. Ou pode-se usar um pouco de linhas, que podem ser ascendentes ou descendentes. Linhas ascendentes mostram um pouco mais de dinâmica, dinamismo e jovialidade”, afirma Fogaça.
O especialista reforça que só é visagismo se tiver profundidade e for feita de forma personalizada, respeitando a autenticidade do cliente. “Eu não posso mexer na sua essência”, finaliza.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade