Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
No YouTube, vídeos ironizam eventos de amigo secreto em que pessoas famosas parecem frustradas com seus presentes recebidos | Repodução/Youtube/Canal 90
Escolher o presente certo não é uma tarefa fácil. Quem nunca recebeu um presente e pensou "Meu Deus. Nada a ver comigo!" Pensando nisso, a Gazeta recorreu à ciência para te ajudar a decidir o que dar de presente e surpreender a pessoa querida.
Continua depois da publicidade
Os estudos concluem que há uma grande desconexão entre a intenção da pessoa que presenteia e aquela que recebe o presente.
Em geral, quem compra está focado na emoção imediata do presenteado. Já quem é agraciado está mais interessado na utilidade do item e em qual foi a dedicação emocional que o doador investiu na escolha do item.
De acordo com estudos, algumas verdades podem surpreender quem acha que sempre costuma dar o presente certo. Isso porque há um descompasso enorme entre as expectativas do presenteado e do doador.
Continua depois da publicidade
Uma das situações em que esse fenômeno mais acontece é nos eventos de amigo secreto. No YouTube, o Canal 90, ironizou um dos eventos desse tipo que resultou em diversos descontentamentos de pessoas famosas com seus presentes.
Um estudo publicado no International Journal of Sociology and Social Policy revelou que as pessoas preferem presentes de quem conhecem realmente.
Elas querem receber apenas coisas com maior significado de amigos próximos e pessoas com fortes conexões emocionais.
Continua depois da publicidade
Se você se acha uma pessoa poderosa, provavelmente dará um presente material. Já se você tem seu senso de poder é baixo, preferirá um presente mais experiencial.
A conclusão é de um estudo publicado no periódico científico Frontiers in Psychology.
Muitas vezes o doador do presente está mais interessado na felicidade própria do que na do presenteado. É o que revela um estudo feito por duas universidades norte-americanas.
Continua depois da publicidade
Segundo a análise, às vezes, os doadores ignoram presentes que trariam mais alegria e felicidade aos destinatários, optando por presentes não tão superiores só para não impactar negativamente sua própria satisfação.
Nada de cinto ou meias. De acordo com uma pesquisa feita por duas universidades holandesas, as pessoas preferem itens que tenham algum significado e transmitam algum sentimento.
Quem ganha prefere algo que tenha custado tempo, esforço mental, físico ou grande atenção por parte de quem presenteia.
Continua depois da publicidade
Nem sempre optar pela lista de desejos da pessoa é ruim.
Um estudo publicado no Journal of Marketing Research revelou que amigos próximos acabam ignorando as dicas formais concedidas pelos seus presenteados. Por outro lado, pessoas mais distantes costumam optar pela lista de presentes e assim, acerta mais.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade