Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Praia da Fazenda atravessa a ampla baía da tradicional vila de pescadores de Picinguaba | Divulgação/PMU
O site britânico The Guardian elegeu as 10 melhores praias do Brasil, e, entre elas, duas estão no estado de São Paulo.
Continua depois da publicidade
As duas praias em questão ficam no litoral norte de São Paulo, sendo uma em Ubatuba e uma em Ilhabela. Veja mais abaixo.
Localizada no meio do caminho entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, Ubatuba reserva uma grande joia natural do Brasil: a Praia da Fazenda, que foi eleita uma das melhores praias de São Paulo (e consequentemente do Brasil) pelo jornal inglês.
No espaço, há montanhas costeiras protegidas e densamente florestadas que compõem a paisagem em meio ao mar azul.
Continua depois da publicidade
A Praia da Fazenda atravessa a ampla baía da tradicional vila de pescadores de Picinguaba.
Ao atravessar o rio, é possível avistar três quilômetros de praia deserta logo na frente. Olhando pela direita, há floresta e montanhas, enquanto à esquerda, há a baía, algumas ilhas espalhadas com palmeiras e peixes pulando.
O local também é perfeito para o surfe de longboard e para observar grupos de golfinhos (e talvez até de baleias) por meio de um passeio de caiaque.
Continua depois da publicidade
A areia tem um tom mais escuro, porém, é muito bem preservada. A faixa é mais larga que o tradicional, o que possibilita a prática de esportes também sobre a areia.
A Praia da Fazenda fica a cerca de 37 quilômetros do centro de Ubatuba e tem acesso por estrada asfaltada e um curto trecho de terra e trilha.
A partir da rodovia, é necessário percorrer mais de 500 metros até o estacionamento da Sede do Parque Estadual da Serra do Mar. Não há cobrança de estacionamento no local.
Continua depois da publicidade
Para quem for de ônibus a partir do Centro de Ubatuba, a linha que leva à Praia da Fazenda é a 17 - Picinguaba Vila.
Considerada uma das mais belas praias de Ilhabela (uma das melhores cidades para viajar em casal), a Praia do Bonete conta com areia bem clara, um mar repleto de ondas e é cercada por montanhas.
Na praia, há opções de restaurantes, uma vila de pescadores e pequenas hospedagens para quem desejar ficar por lá. Também é possível acampar. Porém, é necessário ficar ao menos dois dias caso opte por essa opção.
Continua depois da publicidade
No local, é possível visitar o mirante que oferece um belo visual da área e também uma pequena queda d’água boa para banho.
Há grande incidência de borrachudos, portanto, o recomendado é levar muito repelente para se proteger.
A faixa de areia tem cerca de 800 metros ao lado de um estuário de rio, com boas ondas para surfar.
Continua depois da publicidade
Durante o caminho até a praia, ocorre a passagem por cachoeiras e uma caminhada à sombra da Mata Atlântica, uma floresta costeira virgem cada vez menor do Brasil.
Meia hora antes do fim da jornada de 15 quilômetros, já será possível avistar a Praia do Bonete, com apenas mar azul, areia dourada e densa floresta verde.
Porém, a partir deste ponto, o acesso não é fácil. Para chegar até a praia, é necessário fazer um percurso pelo mar. Como ela fica ao lado de um mar aberto, nem sempre é possível o passeio.
Continua depois da publicidade
A chegada à praia com flexiboat leva uma hora e às vezes os turistas passam por um pouco de emoção, por conta das ondas fortes.
O trajeto de flexiboat à Praia do Bonete começa às 11h e termina às 17h30, com saída e chegada da Praia do Perequê e da Praia da Vila. O custo médio é de R$ 180 por pessoa.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade