Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Saiba como cuidar da planta jiboia evitando que ela fique feia | Divulgação
Muito popular em muitas casas pelo Brasil, a planta jiboia (Epipremnum pinnatum) tem várias características que atraem os amantes de verde. Elas são ornamentais, são bonitas, resistentes e fáceis de cuidar. A seguir, explicamos como cuidar da planta e onde colocá-la para atrair amor e abundância.
Continua depois da publicidade
Com base nas dicas de especialistas em botânica e também buscando base no misticismo, falaremos de dicas fáceis e práticas para tornar da jiboia a nova moradora do seu lar.
Se você tem dúvidas sobre quando regar e qual o melhor ambiente para deixar jiboia, poderá esclarecê-las agora. A planta não demanda cuidados difíceis. Veja quais os fatores mais essenciais para deixá-la à vontade.
A espécie jiboia gosta de sol ou sombra, mas o local onde ela se dará melhor é em ambientes com luz indireta, como aqueles perto de janelas.
Continua depois da publicidade
No entanto, tudo precisa de parcimônia. Para não queimar suas folhas e controlar o seu crescimento, o local também precisa oferecer sombra em alguns momentos do dia.
De forma geral, a jiboia prefere o calor e não curte muito o frio. A temperatura ideal para o desenvolvimento dela é entre 16°C e 32°C.
Aliás, o calor faz bem à espécie, pois ajuda na manutenção da umidade do solo, o que é essencial para a saúde da planta. Quando está muito frio, suas folhas tendem a murchar.
Continua depois da publicidade
As jiboias são plantas que necessitam de rega três vezes por semana, durante os dias mais quentes do ano, principalmente no verão. Já no inverno, a frequência diminui para uma vez por semana, com menos água.
Uma boa indicação para saber se é hora de regar ou não a sua planta, é verificar se o solo está muito seco. Neste caso, a rega é bem-vinda, ainda que fora da frequência recomendada.
Um cuidado importante é não encharcar o substrato, pois pode apodrecer a raiz da planta.
Continua depois da publicidade
Além da rega adequada, incluir nutrientes no solo é uma parte indispensável nos cuidados com a planta jiboia. O tutor dela precisa adicionar composto orgânico ou húmus de minhoca, a cada três meses.
Como a jiboia cresce bastante, é possível que em algum momento, você pode queira controlar o tamanho das folhas. Em média, a poda pode ser realizada a cada seis meses ou na primavera, da seguinte forma:
Mas, se a sua intenção é tirar mudas, faça o corte em qualquer parte do caule que tenha raízes. Aguarde 24 horas para o corte secar e plante-o em terra úmida e nutrida.
Continua depois da publicidade
Escolher o vaso para abrigar a jiboia é muito importante. Devido à existência de seus ramos pendentes, a jiboia precisa ser colocada em um vaso suspenso ou posicionada em locais altos.
Essa característica confere uma boa oportunidade para decoração de estantes, por exemplo. Ao escolher o vaso certo, você permite que as folhas cresçam livremente.
Antes de saber como plantar, é preciso que você aprenda como fazer muda de jiboia. Para aqueles que estão entrando no mundo do cultivo de plantes agora, a muda é uma planta pequena que é transferida para um vaso maior.
Continua depois da publicidade
A ideia é garantir e acelerar o desenvolvimento de uma espécie de maneira uniforme e mais resistente. A seguir, confira o passo a passo de como fazer muda de jiboia, de acordo com informações do blog Cobasi:
Com esses passos simples você pode criar mudinhas de jiboia sem complicações.
Pronto! A fase do plantio está concluída.
Continua depois da publicidade
Mesmo sendo plantas resistentes, as jiboias podem ser atacadas por pragas e doenças, como a cochonilha, que é provocada pela falta de adubação.
Para evitar essas enfermidades, a regra é ter atenção com os cuidados básicos e observar possíveis mudanças de aspecto da planta.
Naturalmente, a jiboia já possui uma coloração amarelada e mesclada com verde. Contudo, é possível perceber quando a planta não está bem.
Continua depois da publicidade
Por exemplo, a jiboia fica amarelada quando está sendo regada em excesso. Por isso, ela só deve ser regada quando a terra está realmente seca.
Outro problema comum são as folhas com tonalidades marrons nas pontas. A causa deste problema é o contrário do item anterior: falta de água. Para resolver, basta retirar a parte danificada ou toda a folha.
Este item merece atenção, principalmente se você possui animais domésticos ou crianças pequenas em casa. Isso porque a jiboia é uma planta tóxica.
Continua depois da publicidade
Neste sentido, o ideal é colocar a planta em um ambiente fora do alcance deles.
O blog da Cobasi, separou as principais curiosidades sobre a planta. Confira a seguir:
De acordo com matéria do Estadão, alguns indígenas acreditam que a jiboia é símbolo de cura e renovação. Para eles, ela carrega a energia de transformação e equilíbrio espiritual.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo o jornal, muitas culturas indígenas acreditam que a serpente simboliza cura e renovação. Logo, ela carrega essa energia de transformação e equilíbrio.
Já no Feng Shui, a jiboia simboliza amor e abundância, ajudando a atrair riqueza e bons relacionamentos.
Por fim, aqueles que seguem a Bíblia acreditam que a planta atrai resistência, crescimento e perseverança.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade