Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O inverno é sempre a esperança de dias bons para os amantes do frio | Egor Kamelev/Pexels
Em 2024, a estação mais gelada do ano, o inverno começará no dia 21 de junho. Ainda nesta data, ocorrerá o dia mais curto do ano, chamado de solstício de inverno.
Continua depois da publicidade
A estação chama a atenção especialmente de quem prefere um cobertor a um ventilador, e se sente melhor para aproveitar seus dias no frio do que no calor.
Veja abaixo qual é a previsão para o inverno neste ano.
De acordo com o Climatempo, especializado nas previsões climáticas, o inverno de 2024 terá frentes frias mais intensas, provocadas pelo resfriamento do oceano Pacífico equatorial, em razão do fenômeno climático La Niña.
Continua depois da publicidade
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) realizou um levantamento que afirmou que existe uma probabilidade de 65% de o fenômeno retornar até agosto deste ano.
Caso esta previsão se concretize, o inverno de 2024 e parte da primavera terão períodos mais frios e secos, principalmente no sul do País, e por chuvas no Norte e Nordeste.
Mesmo com o fim do El Niño, ainda assim o fim dos extremos climáticos que caracterizaram os últimos meses, não está assegurado. É provável que os meses de agosto e setembro sejam marcados por episódios de chuvas intensas, ventos fortes, geadas e até mesmo neve, conforme a apuração do Metsul.
Continua depois da publicidade
Porém, na região centro-sul do Brasil, a previsão é de que as temperaturas fiquem acima do comum. Entretanto, isso não quer dizer que o inverno nesta zona será de vários dias seguidos de muito calor e temperaturas excepcionalmente altas. Os períodos mais quentes geralmente acabam sendo intercalados por dias mais frios, com a atuação de massas de ar frio.
O inverno vai durar até às 9h44 do dia 22 de setembro, quando dará seu lugar à primavera.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade