A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 09 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Estilo de Vida

Dia dos Avós: entenda a importância do tratamento físico e mental na terceira idade

Problemas vasculares são significativamente mais frequentes entre os idosos e merecem a atenção e os cuidados necessários

Leonardo Sandre

24/07/2024 às 11:11  atualizado em 30/07/2024 às 13:31

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
As dores e problemas de saúde que se tornam mais comuns com o passar dos anos e merecem atenção

As dores e problemas de saúde que se tornam mais comuns com o passar dos anos e merecem atenção | Matthias Zomer/Pexels

As dores e problemas de saúde que se tornam mais comuns com o passar dos anos e é muito importante que a sociedade tenha isso em mente para se manter sempre atualizada com as novas formas de cuidados com as pessoas da terceira idade.

Continua depois da publicidade

O gestor clínico Geraldo Cardoso afirmou que, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), os problemas vasculares são significativamente mais frequentes entre os idosos, afetando cerca de 70% das pessoas acima de 70 anos com varizes. Veja mais informações abaixo.

O que causam as varizes e como evitá-las?

Freepik

As varizes, por exemplo, são causadas pelo enfraquecimento das paredes venosas, resultando em dor, inchaço e sensação de peso nas pernas. Se não tratadas, essas condições podem evoluir para complicações mais sérias, como tromboses e úlceras.

Para evitar essas evoluções, o gestor clínico da Clínica Oásis comentou que a argila quente, a geoterapia é eficaz para reduzir dores musculares e tensões devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Essa técnica é particularmente útil contra varizes, dores nas costas e nas pernas, ajudando no relaxamento e facilitando o alongamento.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre a hipertensão e como tratar

Outro grande problema é a hipertensão arterial sistêmica que é prevalente entre os idosos e representa um significativo risco cardiovascular. Estudos indicam que após os 55 anos, 90% das pessoas desenvolvem hipertensão, com a pressão arterial sistólica sendo um fator de risco crucial.

Para enfrentar esses desafios, Geraldo Cardoso recomendou algumas alternativas.

Fitoterapia

Entre elas, a fitoterapia utiliza substâncias naturais de plantas para desenvolver medicamentos que auxiliam no tratamento de diversas condições.

Continua depois da publicidade

Nutrição clínica funcional

A nutrição clínica funcional é outra abordagem, focando na individualidade bioquímica e na saúde como vitalidade positiva. Por meio de dietas personalizadas, é possível tratar desequilíbrios nutricionais e melhorar a qualidade de vida dos idosos.

Meditação espiritual

Complementando esses tratamentos, a meditação espiritual, baseada em princípios bíblicos, ajuda a promover a felicidade e o bem-estar, conectando os pacientes com a natureza e a espiritualidade.

"Além dos tratamentos, a prevenção é fundamental. Mudanças no estilo de vida, como a prática regular de exercícios físicos e uma dieta equilibrada, podem prevenir muitos problemas de saúde comuns na terceira idade. É recomendável que os idosos mantenham um peso adequado e evite permanecer por longos períodos na mesma posição para garantir uma circulação sanguínea adequada", disse Geraldo Cardoso.

Continua depois da publicidade

Atenção e cuidado

Muskan Anand/Pexels

Além de tudo isso, a atenção e o tato com os idosos é outro ponto crucial na luta pela saúde deste público. Um convívio saudável frequente com pessoas queridas tendem a ajudar em todos os outros setores da vida de todas as pessoas, em especialmente as da terceira idade.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados