Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Divertidamente, da Disney, é a primeira animação que vem à mente, quando se relaciona crianças e emoções | Divulgação Disney/Pixar
Com a chegada das férias escolares, muitos pais ficam aflitos pensando em atividades para fazer com os filhos. Uma boa opção é assistir animações com os pequenos e, dependendo da escolha, os filmes ainda podem ajudar as crianças a aprender a lidar com as emoções.
Continua depois da publicidade
Segundo a psicóloga Bianca Ferreira Laranjeira, do Marista Escola Social Ecológica, junto com o diálogo, a utilização de filmes, livros e séries podem auxiliar na expressão dos sentimentos.
“Assistindo e observando como os personagens se comportam e como eles reagem diante da situação é uma forma de estimular que as crianças e os adolescentes possam compartilhar o que está acontecendo com eles”, observa a profissional.
Lançado em 2015 e com uma sequência que chegou aos cinemas e streaming em 2024, Divertidamente, da Pixar, é, sem dúvidas, a primeira animação que vem à mente, quando se relaciona crianças e emoções.
Continua depois da publicidade
Porém, o sucesso da história de Riley e suas emoções, não é a única obra infantil que pode contribuir para o diálogo e expressão dos sentimentos. A seguir, veja quatro indicações de Bianca.
A clássica história de Rei Mufasa, Simba e Nala pode contribuir para o diálogo sobre família, medos e amizades verdadeiras. Tudo isso embalado com muitos desafios e aventuras que cercam o jovem Simba desde o começo da vida.
Onde assistir: Disney +
Continua depois da publicidade
Um clássico do início dos anos 2000, a animação conta a história de Chihiro, uma garota de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos e, ao descobrir que vai se mudar, ela fica furiosa.
“O longa japonês aborda o choque entre as gerações e os diversos sentimentos envolvidos nesse embate”, observa Bianca.
Onde assistir: Netflix
Continua depois da publicidade
A série é baseada em um conto de fadas do folclore russo e mostra o cotidiano de uma pequena menina travessa de três anos chamada Masha, que vive em uma casa em meio a uma floresta.
A animação retrata os sentimentos de descobertas, anseios e angústias no caminho.
Onde assistir: Prime Vídeo
Continua depois da publicidade
Nemo é um pequeno peixe-palhaço que, repentinamente, é sequestrado do coral onde vive por um mergulhador e passa a viver em um aquário. Decidido a encontrá-lo, seu tímido pai sai em sua busca, tendo como parceira a ingênua Dory.
“O filme retrata os sentimentos de perda, angústia e valorização da família”, afirma a psicóloga.
Onde assistir: Disney +
Continua depois da publicidade
Além de ver animações, fazer passeios com os filhos também pode estimular as crianças e adolescentes a expressarem os seus sentimentos.
Na cidade de São Paulo não faltam passeios divertidos e educativos para fazer com os pequenos, uma lista que pode incluir museus, como o Catavento e o Museu das Ilusões, parques, teatros, entre outros.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade