Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A Freguesia do Ó é um dos primeiros bairros a receber a Linha 6-Laranja | Douglas Cometti/Folhapress
A linha 6-Laranja do metrô de São Paulo irá conectar diversos bairros da cidade de São Paulo, com 15 quilômetros de extensão e 15 estações. Saiba a seguir quais bairros devem receber metrô da linha 6 Laranja.
Continua depois da publicidade
A nova linha promete ajudar a desafogar o transporte na cidade. Ela conectará o bairro da Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, no centro da Capital.
Hoje, esse trajeto leva cerca de uma hora e meia de ônibus, mas com a nova linha, o tempo de viagem será reduzido para apenas 23 minutos. A previsão é que aproximadamente 630 mil passageiros utilizem a linha diariamente.
A Linha 6-Laranja é parte integrante do programa SP nos Trilhos, uma iniciativa do governo de São Paulo. Esse programa promete expandir as opções de transporte ferroviário, tanto para cargas quanto para passageiros.
Continua depois da publicidade
Com mais de 40 projetos, incluindo trens intercidades (TIC), veículos leves sobre trilhos (VLT), trens urbanos e metrôs, a iniciativa totaliza mais de mil quilômetros de trilhos e um investimento de R$ 194 bilhões.
Como adiantado, a linha 6 Laranja vai ligar o bairro da Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, no centro. Veja a seguir os endereços das 15 futuras estações:
O consórcio Linha Uni, responsável pelas obras, informou à reportagem que o prazo para conclusão das obras é 2027. No site do consórcio, muitas das estações aparecem com percentual de conclusão de obras acima de 60%.
Continua depois da publicidade
A linha foi anunciada em 2008 pelo então governador José Serra (PSDB) com prazo de inauguração de 2012. Desde que foi lançada a obra passou por paralisações e até acidentes.
Em fevereiro de 2022, uma cratera de abriu na marginal Tietê após o acidente nas obras da linha, próximo à ponte do Piqueri, na zona norte.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade