Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
São Caetano do Sul tem um sistema de transporte público eficiente, facilitando a mobilidade dos idosos, e muitas áreas verdes, como parques e espaços públicos | depositphotos
Um estudo do IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade), realizado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, colocou uma cidade do ABC Paulista, na Grande SP, como o melhor lugar para os aposentados viverem em todo o Brasil.
Continua depois da publicidade
A lista levou em consideração três tópicos: economia, socioambiental e saúde. São Caetano do Sul se destaca pelo bom índice de longevidade, oferecendo uma infraestrutura de qualidade e serviços que promovem o bem-estar dos moradores da terceira idade.
Abaixo, veja mais informações sobre a cidade.
Além de ser considerada a melhor cidade para se viver após a aposentadoria, o município no ABC Paulista também ocupa o topo do ranking de maiores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil.
Continua depois da publicidade
Esse índice alto é mais um ponto positivo para justificar o posto da cidade como uma das melhores do País também em outros âmbitos.
O resultado demonstra um retorno positivo dos investimentos contínuos em saúde, educação e segurança, atraindo ainda mais aposentados que buscam um lugar confortável e bem estruturado para residir.
A cidade é uma ótima alternativa à Capital no quesito econômico e de oferta de serviços urbanos, entregando retorno financeiro e uma sensação de calma e segurança. Estes fatores são fundamentais para quem deseja aproveitar a aposentadoria com qualidade de vida.
Continua depois da publicidade
Outro ponto positivo da região é o Programa Tarifa Zero, que garante a locomoção dos moradores de forma gratuita em ônibus municipais.
O destaque ficou para a área da saúde, que marcou um índice de 76,5 na média.
Os quesitos de qualidade quanto a leitos hospitalares e profissionais de saúde tiraram a nota máxima (100), enquanto os procedimentos hospitalares foram avaliados na casa de 98,5, sendo a segunda melhor nota de todo o estudo no critério.
Continua depois da publicidade
A cidade possui ainda expectativa de vida superior a 78 anos. Já a expectativa de vida após os 60 anos é a 3ª maior do Brasil.
No quesito IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), possui a sétima melhor média nacional e a segunda do Estado (ficando atrás somente da Capital.
Além disso, o município é o segundo com o maior número de população acima dos 60 anos.
Continua depois da publicidade
Entre as sete cidades mais bem colocadas neste ranking, quatro (incluindo São Caetano do Sul) ficam em São Paulo. Veja abaixo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade