A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 19 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Estilo de Vida

Conheça os benefícios de 'transformar sua casa em uma academia' para treinos caseiros

Além de mais prático, este tipo de treino pode ser tão eficiente quanto o de uma academia tradicional

Leonardo Sandre

17/04/2025 às 18:35

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Manter uma rotina diária de exercícios físicos sem precisar sair de casa torna a vida além de mais saudável, também mais prática

Manter uma rotina diária de exercícios físicos sem precisar sair de casa torna a vida além de mais saudável, também mais prática | Freepik

Manter uma rotina diária de exercícios físicos é uma das principais recomendações dos profissionais de saúde para quem busca longevidade e do bem-estar — tanto físico quanto mental.

Continua depois da publicidade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), adultos devem realizar ao menos 150 minutos semanais de atividade física moderada, o que ajuda a fortalecer o sistema cardiovascular, regular o sono, reduzir níveis de estresse e aumentar a expectativa de vida.

No entanto, algumas pessoas argumentam que não possuem tempo para se locomover até uma academia em uma frequência tão grande. Pensando nisso, transformar a casa em um espaço de treino vem se tornando uma alternativa cada vez mais viável e eficaz.

"Ter acesso a equipamentos de qualidade em casa elimina obstáculos que muitas vezes sabotam a constância. Quando o treino está ao alcance de poucos passos, fica mais fácil manter o compromisso com a própria saúde", explicou Rafael Uliani, especialista no mercado esportivo e chefe de produtos da ZiYou.

Continua depois da publicidade

Mais praticidade e mesma efetividade

O treino doméstico, além de mais prático, pode ser tão eficiente quanto o de uma academia tradicional.

Um estudo publicado no Journal of Medical Internet Research apontou que programas de atividade física online oferecem níveis semelhantes de adesão e resultados em condicionamento físico.

A diferença está na autonomia e na economia de tempo, dois fatores que impactam diretamente a continuidade do hábito.

Continua depois da publicidade

Flexibilidade de horário e exercícios

Outro ponto positivo é a flexibilidade tecnológica. Com o atual suporte de plataformas digitais, é possível contar com treinos guiados, aulas personalizadas e até inteligência artificial para acompanhar o progresso, o que torna o exercício em casa mais completo e seguro.

Assim, o treino pode ser completo e "profissional", mesmo dentro do próprio lar.

Para quem deseja começar, Uliani orientou que tracem metas realistas e tenham constância.

Continua depois da publicidade

"Mesmo treinos curtos, de 15 a 30 minutos por dia, já fazem diferença se forem regulares. Escolher um horário fixo e criar um ambiente agradável também ajudam a manter a disciplina".

Com tantas opções no mercado, fica cada vez mais simples encontrar os aparelhos desejados e montar um espaço funcional de treino sem comprometer o ambiente da casa. Além disso, basta projetar qual seu foco no treino e adquirir apenas os aparelhos necessários, economizando dinheiro.

A escolha dos aparelhos

Desde bicicletas ergométricas, esteiras, tapetes de yoga, cordas de pular até algum aparelho maior ou mais específico, tudo pode ser encontrado para encaixar melhor no objetivo principal, conseguindo realizar o treinamento sem precisar sair de casa.

Continua depois da publicidade

Segundo o profissional, o primeiro ponto a se levar em consideração na hora de escolher o equipamento são as limitações suportadas em cada um deles, como peso e altura. Além disso, outros fatores são importantes a serem considerados, como:

  • Condições articulares ou musculares: pessoas com problemas no joelho, tornozelo ou coluna devem priorizar equipamentos de baixo impacto, como bikes ou esteiras com amortecimento.
  • Condições cardiovasculares: é importante escolher equipamentos que permitam controle gradual de intensidade, para evitar sobrecarga no coração.

Segundo Rafael Uliani, as bicicletas devem ter ajustes para o banco e guidão que se adaptem ao seu corpo e ergonomia, evitando desconfortos ou sobrecarga na coluna.

"Treinar em casa pode ser tão seguro e eficiente quanto treinar em uma academia. É importante avaliar seu nível de condicionamento: Escolha realizar sessões de atividades físicas que sejam adequadas ao seu preparo físico atual e busque a melhoria progressiva para que você respeite os limites atuais do seu corpo e pouco a pouco possa melhorar suas capacidades, destacou.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados