A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 21 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Estilo de Vida

Beleza na gravidez: entenda quais procedimentos podem ser feitos durante a gestação

A pele, o corpo e o sistema imunológico da mulher passam por diversas mudanças durante este período

Leonardo Sandre

06/11/2024 às 07:30  atualizado em 06/11/2024 às 18:29

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Mesmo durante a gestação, contudo, muitas mulheres não querem deixar de se cuidar e desejam manter os procedimentos estéticos possíveis

Mesmo durante a gestação, contudo, muitas mulheres não querem deixar de se cuidar e desejam manter os procedimentos estéticos possíveis | Freepik

Os procedimentos estéticos são realizações frequentemente buscadas por diversas pessoas ao redor do mundo. Porém, para gestantes, alguns cuidados extras devem ser tomados.

Continua depois da publicidade

Mesmo durante a gestação, muitas mulheres não querem deixar de se cuidar e desejam manter os procedimentos possíveis. Para isso, é necessário consultar um especialista, para evitar potenciais riscos pessoais e ao bebê.

A pele, o corpo e o sistema imunológico da mulher passam por diversas mudanças durante a gestação, o que pode aumentar a sensibilidade e as chances de complicações.

Tratamentos estéticos proibidos durante a gravidez

José Roberto Fraga Filho, dermatologista e diretor clínico do Instituto Fraga de Dermatologia, afirma que a maioria dos tratamentos estéticos são contra indicados durante a gravidez.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, isso se deve ao fato de que, se algo ruim acontecer durante esse período para a mulher ou o bebê, a culpa tende a cair no procedimento que foi realizado.

Conforme informações do médico, é um consenso entre os profissionais de que não se deve fazer qualquer procedimento como:

  • botox;
  • lasers;
  • preenchimento;
  • outros procedimentos relacionados.

Tratamentos liberados

Alguns procedimentos, entretanto, tendem a estar liberados, como a limpeza de pele e, até a 30ª semana de gestação, a drenagem linfática.

Continua depois da publicidade

"Com a gravidez o corpo da mulher vai sofrer grandes modificações, aumento do volume dos seios e a distensão do abdômen devido ao aumento do útero, assim se a pele não estiver devidamente hidratada a mesma pode vir a 'rasgar' e assim ocorre a formação da estria", explicou Fraga Filho.

O profissional ressaltou ainda que outro fator que predispõe as estrias são os banhos demorados e com temperatura alta. Isso leva há um ressecamento da pele e uma dificuldade maior de distensão.

"A pintura de cabelo está liberada com tintas menos agressivas e somente após a 12 semanas de gravidez. Sobre a depilação a laser, não há estudo que se comprove o efeito deletério e por isso é consenso não se fazer", completou.

Continua depois da publicidade

Além disso, a hidratação adequada é uma ação fundamental para manter a saúde da pele, e de todo o restante do corpo humano.

Outros cuidados necessários

José Roberto Fraga Filho destacou também que os seios normalmente aumentam durante a gravidez, por isso, os cuidados devem começar desde o início.

“A hidratação é fundamental para se evitar as estrias, porém deve ser evitada na área da aréola e mamilo, pois nestas regiões queremos que as mesmas fiquem mais ásperas e grossas fazendo assim que o ato de amamentar seja o mais confortável para a mãe e também para criança”, finalizou o dermatologista. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados