Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Sala com objetos de madeira. Projeto da arquiteta Cristiane Schiavoni | Carlos Piratininga/Cristiane Schiavoni
A presença de elementos naturais, bem como a adoção da tecnologia são algumas das apostas de decoração para tornar as casas mais aconchegantes.
Continua depois da publicidade
Segundo as arquitetas Cristiane Schiavoni e Rosângela Pena, com a combinação de alguns elementos, a exemplo de cores, peças de design e iluminação, é possível deixar a casa mais acolhedora, como um verdadeiro refúgio.
A seguir, confira as dicas das profissionais.
Itens sintéticos que simulem a textura e as cores dos materiais naturais são ótimas opções para deixar os ambientes mais acolhedores.
Continua depois da publicidade
Vale também investir em móveis de madeiras, como uma mesa de centro, além de ter plantas nos espaços internos.
Muitas pessoas tendem a escolher um estilo predominante de decoração. Porém, na opinião de Rosângela, a mistura entre o minimalismo e o maximalismo é mais eficiente quando se trata de trazer mais conforto.
“A fusão entre os dois estilos seguirá em alta em 2025, pois atende as necessidades de funcionalidade e organização, enquanto também se traduz na individualidade e expressividade", pontua a arquiteta.
Continua depois da publicidade
Uma forma de misturar os dois estilos é ter no mesmo ambiente enfeites minimalistas e elementos maximalistas, como uma peça de arte exuberante, ou mesmo uma grande poltrona.
A iluminação é capaz de trazer diversas funcionalidades ao ambiente, podendo deixá-lo mais propício ao trabalho, ou mais aprazível ao relaxamento, dependendo da escolha.
Para quem deseja um lugar mais reconfortante, a iluminação indireta, por meio de fitas de LED, se apresenta como uma boa solução.
Continua depois da publicidade
“Acredito que a iluminação indireta está se consolidando como um recurso fundamental para a concepção de ambientes acolhedores”, analisa Cristiane.
A automatização do lar vem se firmando como uma realidade por meio de atividades como a inserção de assistentes para o acionamento de cortinas, sistemas de som, eletrodoméstico, entre outros.
Um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para deixar os ambientes mais acolhedores está em um projeto da arquiteta Rosângela Pena.
Continua depois da publicidade
Em uma varanda, Rosângela embutiu a TV com o sistema flap dentro do forro. Quando querem usar o eletrodoméstico, os moradores o acessam via controle remoto.
“A inteligência artificial torna as casas muito mais atrativas, eficientes e seguras”, diz a profissional.
Os objetos com designs distintos ajudam a evidenciar o modo de vida dos moradores, o que traz mais aconchego.
Continua depois da publicidade
“Vejo um movimento em direção às peças marcantes para marcar a personalidade de forma mais assertiva”, observa Cristiane.
A arquiteta fez uso de um balanço suspenso, que remete ao formato de gota, luminárias na parede e um tapete com formas geométricas para deixar mais aconchegante um dormitório de casal.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade