Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O fim do verão está se aproximando, mas a temperatura no estado de São Paulo continua elevada, com máximas chegando a 30°C | Freepik
O fim do verão está se aproximando, mas a temperatura no estado de São Paulo continua elevada, com máximas chegando a 30°C, e muitas pessoas podem passar mal neste calor. Por isso, a Gazeta conversou com a médica Carla Vinhal que compartilhou onze dicas para enfrentar as altas temperaturas com saúde e bem-estar. Confira abaixo:
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Como prevenir as “doenças do calor” nesse fim de verão e em outros momentos de “ondas de calor”?
“Temos no nosso corpo um sistema eficiente de controle de temperatura: nosso hipotálamo, nossa pele e pêlos, nosso coração e outros sistemas agem de forma eficaz para fazer os ajustes necessários. Infelizmente temos visto no avanço sobre ‘saúde planetária’ que os impactos das mudanças climáticas têm acometido cada vez mais a nossa saúde e isso acontece de forma mais intensa para grupos de pessoas em maior vulnerabilidade”, explicou a médica.
Continua depois da publicidade
A especialista ainda informou que algumas condições de saúde, populações específicas, tipos de trabalhos e uso de medicações podem aumentar o risco de desajustes, em certas pessoas, sendo elas:
Além de pessoas com;
“Algumas classes de medicamentos de pressão, depressão, epilepsia, problemas de coração, antialérgicos, esquizofrenia e parkinson podem dificultar a regulação da temperatura. Não suspenda sua medicação por conta própria sem falar com seu médico, mas busque consultar sua médica de confiança se você está há meses sem alguma avaliação”, pontuou a médica.
Continua depois da publicidade
Quais são as boas maneiras de prevenir a exaustão por calor e insolação?
Carla Vinhal aconselhou que as pessoas usem roupas de tecido mais leve e que permitam transpirar, alguns exemplos dos trajes são: algodão, viscose, malhas (evite os tecidos sintéticos) e roupas de manga longa e comprimento maior nas pernas se você receber exposição. Já outras dicas essenciais são:
Posso tomar alguma medicação para baixar minha temperatura neste calor?
Continua depois da publicidade
“Medicações antitérmicas (como dipirona, paracetamol) não devem ser usadas para abaixar a temperatura em caso de aumento de calor. Busque atendimento médico se não estiver melhorando”, advertiu a médica.
Além dessas observações, Carla vinhal informou à Gazeta que o nosso corpo manda sinais caso não esteja bem, alguns deles são:
Caso você tenha percebido algum desses sinais em alguém ou em si mesmo, a médica aconselhou procurar atendimento médico com urgência. Neste meio tempo mais algumas medidas podem ser tomadas, são elas:
Continua depois da publicidade
Se não houver melhora breve ou se a pessoa está inconsciente, chame ou leve rapidamente para atendimento médico! O telefone do SAMU é 192 e dos bombeiros é 193. “Cuidar de você e da sua saúde é um processo que pode ser feito dia após dia, sempre aos poucos, e ajustando à sua rotina para facilitar a sua vida”, finalizou a médica.
*Texto sob supervisão de Matheus Herbert
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade