Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Confira se sua empresa encerrada tem dinheiro esquecido e saiba como resgatar | Tania Rego/Agência Brasil
O Valores a Receber é um sistema do governo no qual cidadãos podem consultar se têm dinheiro esquecido ou inesperado em algum banco ou outra instituição financeira. Mas o que poucos sabem é que empesas encerradas também têm direito ao popular "dinheiro esquecido".
Continua depois da publicidade
Se você foi dono ou é o representante legal de uma empresa que já fechou as portas, ainda pode consultar e resgatar esses recursos. E o processo é bem simples.
Para começar, você precisa acessar o Sistema Valores a Receber (SVR) no site do Banco Central. Lá, vá até a aba específica para empresas encerradas e aceite os termos de uso. Em seguida, informe o CNPJ e a data de abertura da empresa que foi fechada.
Importante: apenas o representante legal da empresa pode fazer essa solicitação. Isso garante que o processo seja seguro e siga as regras da lei.
Continua depois da publicidade
Depois de preencher os dados no sistema, você precisará entrar em contato diretamente com a instituição financeira que deve os valores. Eles vão orientar sobre como apresentar a documentação necessária para o resgate.
O atendimento costuma ser rápido e eles te ajudam em todas as etapas.
Diferente de outras consultas, no caso de empresas encerradas não há um prazo definido para que o valor seja devolvido.
Continua depois da publicidade
Isso depende de cada instituição financeira e do processo de comprovação da documentação. Mas o importante é que o dinheiro estará lá, esperando ser recuperado.
Se sua empresa foi encerrada, não deixe de verificar se há valores a receber. Esse dinheiro pode ser uma ótima surpresa para você ou ajudar a quitar débitos que a empresa deixou.
O processo é simples e totalmente gratuito.
Continua depois da publicidade
O Banco Central lembra que o processo de resgate não é concluído diretamente pelo site Valores a Receber. "Vale destacar que, neste caso, não será possível solicitar o valor diretamente pelo sistema", informou o Banco Central.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade