Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
As regras para malas de viagem podem variar, conforme a companhia aérea e o destino | JESHOOTS.com/Pexels
Até o fim do verão, cerca de 59 milhões de brasileiros devem tirar uns dias de folga e viajar. Desses, 27% pretendem fazer uma viagem de avião, segundo dados do Ministério do Turismo. Para evitar problemas, vale atentar para os tamanhos e pesos de bagagem permitidos.
Continua depois da publicidade
As regras para malas de viagem, incluindo o que é permitido ou não levar dentro do avião, podem variar, conforme a companhia aérea e o destino, especialmente se for internacional.
A Gazeta ouviu as principais companhias aéreas do País para saber quais são as regras em voos nacionais; confira.
A bagagem de mão é aquela que pode ir com o passageiro dentro da cabine sem custo adicional.
Continua depois da publicidade
Na Azul, o limite máximo para a bagagem de mão é de até 115 cm (somando todos os lados da mala, incluindo bolsos, rodas e alças) e o peso é de até 10kg. A altura permitida neste tipo de mala é de 55 cm, a largura é de 35 cm e a profundidade é de 25 cm.
A Gol também permite uma bagagem de mão padrão, de até 10 kg. Segundo a empresa, a mala deve ser obrigatoriamente acomodada nos compartimentos superiores da aeronave. Assim, a mala deve ter 35 cm de largura, 55 cm de altura e 25 cm de profundidade, incluindo as rodas.
Já na Latam, as dimensões máximas são: 55cm x 35cm x 25cm. O peso máximo pode variar de 12kg a 16kg, dependendo do tipo de classe de tarifa da passagem adquirida pelo passageiro.
Continua depois da publicidade
A Latam informa que a bagagem de mão pode ser transportada na cabine, em seu compartimento superior, estando sujeita a ser despachada dependendo da ocupação do voo.
Além da bagagem de mão, em voos nacionais, a maioria das companhias aéreas permite que o passageiro leve o que eles classificam como item pessoal.
A Azul, por exemplo, determina que este tipo de bagagem (geralmente, uma bolsa ou mochila) tenha 25 cm de altura, 55 cm de largura e 25 cm de profundidade, com limite máximo de até 105 cm (somando todos os lados), sem restrição de peso.
Continua depois da publicidade
Na Gol, os artigos pessoais, como mochila, bolsa, ecobag, pasta para laptop, sacola de compras do aeroporto e case de câmera/eletrônicos podem ser acomodados abaixo do assento à frente. Neste caso, as dimensões máximas permitidas são: 32 cm de largura, 22 cm de altura e 43 cm de profundidade.
A Latam, por sua vez, diz que os itens pessoais, como mochilas ou bolsas, devem observar as medidas máximas de 45cm x 35cm x 20cm e podem ser transportadas na cabine, embaixo do assento à frente, respeitando o peso máximo de 10kg.
Quando o assunto é mala de viagem dentro do avião, outro ponto de atenção é o que pode ou não ser levado na cabine.
Continua depois da publicidade
De modo geral, itens como materiais explosivos e inflamáveis, além de substâncias químicas e tóxicas, são expressamente proibidos, assim como armas, de brinquedo ou verdadeiras, bebidas alcoólicas e objetos cortantes.
No que diz respeito ao transporte de líquidos na bagagem de mão, há regras específicas para voos no Brasil e para voos internacionais. Também há variações de uma companhia aérea para outra, portanto vale checar na empresa contratada.
Na maioria das empresas, na cabine no Brasil, é permitido levar artigos de higiene pessoal, incluindo até quatro frascos de aerossóis, como desodorante e fixadores de cabelos. As embalagens, contudo, devem ter até 300 ml ou 300 g cada.
Continua depois da publicidade
Os remédios de uso pessoal em pequenas quantidades estão liberados, mas é indicado manter a receita na mala.
Nas três companhias aéreas consultadas pela Gazeta, o peso máximo permitido para bagagem despachada é de 23kg. Para levar mais do que isso, é preciso comprar bagagem adicional.
No que diz respeito às dimensões, o limite máximo de 158 cm somando todos os lados da mala, o que equivale a uma bagagem com 80 cm de altura, 50 cm de largura e 28 cm de profundidade.
Continua depois da publicidade
Quanto às restrições e permissões, na bagagem despachada, não são permitidos materiais explosivos e inflamáveis, além de substâncias químicas e tóxicas.
Também são proibidos combustível líquido, detonadores, extintores de incêndio, fogos de artifício, gás, gases comprimidos, granadas, materiais radioativos, venenos e cigarro eletrônico.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade