Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Viajar é uma das atividades preferidas dos brasileiros acima de 60 anos | depositphotos
Os brasileiros com 60 anos ou mais estão cada vez mais ativos e interessados em aproveitar a vida com viagens que ofereçam tranquilidade e bem-estar. Esse público, totalizando 32,1 milhões de pessoas em 2022, representa 15,8% da população, segundo o IBGE.
Continua depois da publicidade
A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que a população mundial com 60 anos ou mais ultrapassará 1,4 bilhão em 2030 e chegará a 2,1 bilhões até 2050. No Brasil, o IBGE estima que, em 2050, 29,3% da população será composta por idosos, alcançando 66,5 milhões de pessoas.
Marcos Lucas, vice-presidente da Abav-SP | Aviesp, destaca que, em 2019, os idosos já representavam 15% dos turistas brasileiros. “O aumento da expectativa de vida dos brasileiros já é uma realidade e, com isso, surgem novas oportunidades e atrativos para esse público. Os viajantes 60+, em geral aposentados e pensionistas, têm um fator superpositivo que é a disponibilidade de tempo e dinheiro. Eles são independentes financeiramente e suas viagens não ficam restritas a feriados ou períodos de alta temporada”, comenta Marcos Lucas.
Em São Paulo, cidades como Águas de Lindóia, Socorro, Holambra, Águas de São Pedro, Atibaia, Cananeia e São Bento do Sapucaí são perfeitas para esses viajantes, oferecendo atrações culturais, belas paisagens e serviços especializados.
Continua depois da publicidade
Localizada a 158 quilômetros da cidade de São Paulo, Águas de Lindóia é conhecida como a capital termal do Brasil. Preparada para receber o público da terceira idade, a cidade oferece diversas atrações, como o Balneário Municipal, o Morro do Cristo, a Praça Adhemar de Barros e a Praça do Artesão, onde é possível comprar lembranças.
De acordo com a Prefeitura, o Balneário Municipal é a atração mais visitada por grupos da terceira idade. O local possui tanques de águas medicinais que aliviam sintomas de doenças crônicas, como a artrite, permitindo aos visitantes desfrutar de banhos termais, massagens e terapias diversas. Um dos banhos mais procurados é o Stangerbad, um banho termal com água levemente radioativa e corrente elétrica galvânica, semelhante a uma sessão de acupuntura. Este banho é indicado para problemas de mobilidade e é único na América Latina.
Na culinária, destacam-se os restaurantes que servem comidas típicas da roça e os que possuem influência das culturas italiana, alemã e libanesa.
Continua depois da publicidade
Cortada pelo rio do Peixe, a cidade de Socorro fica a cerca de duas horas de São Paulo. Recentemente, o município recebeu o título de 1ª CITTASLOW do Brasil, um termo que significa ‘cidades lentas’. Esse título e as famosas cachoeiras fazem de Socorro um dos destinos mais procurados por turistas com mais de 60 anos no estado de São Paulo.
Segundo a Prefeitura, todos os atrativos da cidade são preparados para receber os idosos. Entre as principais atrações estão os mirantes públicos e privados, que permitem avistar a Serra da Mantiqueira, além de produtos, lembranças e guloseimas locais.
A cidade também oferece parques de aventura com infraestrutura completa, incluindo restaurantes, lojas, espaços para caminhadas e locais de contemplação.
Continua depois da publicidade
Outros destaques são o Museu Municipal, pesqueiros, fazendas de café para visitação, alambiques, a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o Centro Cultural Movimento, que conta a história do motociclismo e do ciclismo no Brasil.
A 140 quilômetros de São Paulo, Holambra é conhecida pela Expoflora, que acontece em setembro. Contudo, a cidade é visitada durante todo o ano, especialmente por turistas 60+. Além das flores, a presença da cultura holandesa na arquitetura e gastronomia é um dos grandes atrativos.
Entre os pontos turísticos, destacam-se os parques de exposição permanente de flores, o museu histórico da imigração e construções famosas, como o Moinho Povos Unidos, o maior da América Latina, com tamanho similar ao do Cristo Redentor, e o Deck do Amor, um espaço dedicado aos casais apaixonados.
Continua depois da publicidade
“Holambra é uma cidade extremamente acolhedora e de belíssimas paisagens. É também um dos destinos mais bem estruturados de São Paulo, sempre de portas abertas para receber bem os visitantes”, diz Alessandra Caratti, diretora municipal de Turismo e Cultura da cidade.
Com 3,6 quilômetros quadrados de território, Águas de São Pedro é o segundo menor município do Brasil e está a 184 km da capital. A cidade é um berço de tranquilidade, com uma avenida principal bordada por flores, charmosas lojas e restaurantes, além de um canal que divide a pista, oferecendo bancos estilosos para sentar e ver o tempo passar.
A cidade surgiu de uma fazenda onde houve uma tentativa de exploração de petróleo. Durante a perfuração, encontraram água com alto teor de enxofre, a segunda mais importante do mundo. Esta água é conhecida por curar reumatismo e outras enfermidades da velhice, sendo chamada de “fonte da juventude”.
Continua depois da publicidade
Águas minerais diversas podem ser “colhidas” nas torneiras do fontanário, uma construção com arquitetura neoclássica. No SPA Thermal, são oferecidos tratamentos diversos, inclusive banhos de imersão com águas sulfurosas, sendo o mais procurado o banho de imersão a 37°C por 20 minutos na chamada ‘fonte da juventude’.
Um bosque no meio da cidade, com trilhas que cortam a mata, convida para uma caminhada tranquila. O tour com bondinho é programa obrigatório, passando por pontos como o relógio do sol, a igreja matriz e casas de veraneio. O grande chafariz no final da avenida principal é o cartão postal da cidade. À noite, é iluminado por lâmpadas coloridas com a dança das águas, um espetáculo imperdível.
Existem bons restaurantes, e a oferta hoteleira é grande e confortável, com estabelecimentos que datam da época do balneário e cassino. Nesta ocasião foi construído o famoso Grande Hotel São Pedro, hoje uma escola de hotelaria nível internacional do Senac.
Continua depois da publicidade
Conhecida como a Cidade do Morango, Atibaia está a 65 km da capital e faz parte da rota turística do Circuito das Frutas. Várias propriedades produtoras abrem as portas aos visitantes durante todo o ano no sistema “colhe e paga”. A cidade realiza anualmente a Festa de Flores e do Morango, com barracas, doces, geleias feitas com a fruta tema, além de shows e outras atrações.
As flores e as orquídeas são também atrativos locais, assim como o clima da cidade, considerado pela UNESCO como o segundo melhor do mundo. Atibaia possui uma das maiores colônias nipônicas do estado de São Paulo. A cidade oferece um roteiro de compras que valoriza o artesanato e a cultura dos imigrantes japoneses e portugueses.
Atibaia conta com museus como o de Artes Plásticas, o Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues, o Marechal Rondon, o do Som, Imagem e Comunicação e o Rintaro Takahashi. O Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon abriga a história da cidade em um casarão construído no século passado em estilo eclético.
Continua depois da publicidade
O Bosque Municipal, com 17 mil metros quadrados, abriga quarenta espécies de animais, algumas em risco de extinção. A cidade também possui um zoológico municipal e a Lagoa José Miranda, conhecida como Miguelão, um local para contemplação.
Outro lugar para apreciar a paisagem é a Pedra Grande, localizada a 1.450 metros acima do nível do mar. Ela é conhecida por ter uma maravilhosa paisagem e uma rampa natural propícia para a prática de voo livre.
Cananeia é o último município litorâneo ao sul do estado de São Paulo, localizada a 260 km da capital. Situada no complexo estuarino lagunar do Lagamar, é um importante ecossistema que abriga espécies de fauna e flora diversificadas.
Continua depois da publicidade
Cananeia é considerada um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica intocada da costa brasileira e um dos maiores berçários de vida marinha do planeta. A cidade é uma ilha com ruas de casarios históricos que preservam a memória do primeiro povoado do Brasil.
A cultura caiçara é forte e preservada através da pesca artesanal, culinária, artesanato, lendas, ritos religiosos, dança e musicalidade do fandango. As ostras são famosas e podem ser degustadas de diversas formas nos restaurantes locais.
O quilombo do Mandira, um dos mais antigos do País, pode ser visitado mediante agendamento. Além da culinária, o local oferece experiências culturais como danças e cantos.
Continua depois da publicidade
Do píer saem barcos para a Ilha do Cardoso, um paraíso de areias brancas com infraestrutura de bares e restaurantes. Para os amantes de animais marinhos, o Museu Municipal guarda a ossada do segundo maior tubarão do mundo e, no canal, é comum avistar grupos de golfinhos.
Localizada na região de São José dos Campos, a 194 km da capital, São Bento do Sapucaí oferece uma experiência única aos visitantes. Situada na Serra da Mantiqueira, a cidade encanta com sua atmosfera tranquila e paisagens de tirar o fôlego. A Pedra do Baú, com suas escarpas de 350 metros de altura e cume a 1950 metros, é o principal cartão-postal.
As trilhas que levam à Pedra do Baú e suas "irmãs" Bauzinho e Ana Chata oferecem desafios para os amantes de aventura, desde caminhadas tranquilas até percursos mais desafiadores. As cachoeiras locais, como a dos Amores, do Tobogã e do Toldi, proporcionam momentos relaxantes em meio à natureza exuberante.
A cidade preserva sua rica história e cultura com museus como o do Cinema Cine Paradiso, o da Revolução de 1932 e o da Viola. São Bento do Sapucaí é conhecida por eventos culturais como o Carnaval com os bonecões do Bloco Zé Pereira, além de espaços culturais como a Casa do Artesão, a Biblioteca Municipal e o Teatro Garagem Fuscalhaço.
Viajar é uma das atividades preferidas dos brasileiros acima de 60 anos. Segundo dados da Abav-SP | Aviesp, 32,9% dos idosos viajam de duas a três vezes por ano. Entre esses viajantes, 56% são mulheres, e a maioria, 83%, vive em áreas urbanas.
Além disso, 80% são aposentados ou pensionistas, e 19% têm acesso à internet. Para planejar suas viagens, 54% dos idosos recorrem a agentes de viagem, e 70% evitam compras por impulso.
Quando o assunto é transporte, a maioria dos idosos, 76,3%, prefere viajar de avião. Outros 16,8% optam pelo automóvel, e 6,2% utilizam ônibus
Quanto à hospedagem, 64,8% escolhem hotéis ou pousadas, enquanto 27% ficam em casas de parentes ou amigos.
Mais de 61% dos idosos preferem viajar fora do período de férias escolares, buscando destinos menos movimentados.
Metade dos viajantes dessa faixa etária gosta de roteiros históricos, 46,9% preferem destinos de serra, e 45,8% optam por locais com praia.
Além disso, 70% gostam de viajar com pessoas de diferentes idades, aproveitando a diversidade nas viagens.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade