Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Exercícios localizados ajudam fortalecer os músculos da região, mas não auxiliam na redução da gordura abdominal | shurkin_son/Freepik
Perder a barriga está na lista de desejos de muita gente. Mas para conseguir o feito é preciso a adoção de hábitos saudáveis, o que inclui a prática de exercícios. Neste sentido, o treino HIIT pode ser uma boa opção para quem quer emagrecer e eliminar gordura abdominal.
Continua depois da publicidade
“A metodologia HIIT (High Intensity Interval Training) inclui treinos de alta intensidade, que potencializam a queima de gordura e, consequentemente, redução da gordura abdominal”, explica a personal trainer Vanessa de Andrade, do canal “Programa Pilates em Casa”.
Para fazer os exercícios, a pessoa precisa apenas de uma roupa confortável e de, aproximadamente, 30 minutos.
Para perder a barriga por meio do treino HIIT, a profissional indica fazer três exercícios em forma de circuito. Cada exercício deve ser feito por 30 segundos e a sequência precisa ser repetida por seis vezes. Entre cada série, é preciso descansar por um minuto.
Continua depois da publicidade
O primeiro exercício é o de joelho alternado. Ele consiste em elevar uma perna até a linha do quadril e esticar o braço contrário à frente.
Na sequência, vem o segundo exercício, no qual, com as mãos na cintura, a pessoa deve abrir a perna para o lado e retornar. Faça alternando.
Por fim, no terceiro exercício, eleve os braços até a linha dos ombros e retorne. Ao mesmo tempo, leve um pé para trás e siga alternando as pernas.
Continua depois da publicidade
Após realizar a sequência de HIIT, Vanessa orienta fazer a prancha na parede para fortalecer o abdômen. São recomendadas 3 séries de 20 segundos.
De acordo com o profissional de educação física Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company, não existe nenhum exercício milagroso que foque na diminuição de gordura de uma determinada área do corpo, sendo preciso mudança integral de hábitos.
“A perda de barriga envolve a redução de gordura corporal total por meio de uma combinação de exercícios físicos, alimentação equilibrada e hábitos saudáveis. Essa combinação de estímulos, alimentação e mudança de comportamento são fundamentais”, diz Eduardo.
Continua depois da publicidade
Dessa forma, desde que as pessoas adotem um estilo de vida saudável, alguns exercícios simples, focados em cardio e fortalecimento dos grandes grupos musculares, podem auxiliar no objetivo de eliminar gordura abdominal.
Os exercícios indicados pelo diretor técnico da Bodytech são os seguintes: polichinelos, pular corda, agachamentos, passadas e flexão de braços.
Eduardo não fala em quantidades de repetições, ou tempo por exercício, visto que a indicação varia para cada pessoa, conforme avaliação física. Porém, ele ressalta a importância de alternar os exercícios com atividade aeróbica e que ambos devem somar 150 minutos semanais.
Continua depois da publicidade
Ao contrário do que muita gente acredita, os exercícios abdominais não ajudam a eliminar a gordura localizada na área, o que eles fazem é auxiliar a manutenção do tônus muscular.
“Fazer exercícios localizados é ótimo para fortalecer os músculos da região, mas eles não vão auxiliar na redução da gordura abdominal. Para isso acontecer é necessário o emagrecimento com redução na porcentagem de gordura corporal”, esclarece Vanessa.
Independentemente do tipo de exercício escolhido, antes de iniciar qualquer prática, vale colocar o check-up médico em dia, além de procurar orientação profissional para evitar lesões ou outros problemas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade