Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Praça da Independência, na cidade de Espírito Santo do Pinhal , considerada a 'Rainha das Serras' | Divulgação/COMTUR
Mergulhada na Mantiqueira Paulista, Espírito Santo do Pinhal é considerada a "Rainha das Serras" e foi considerada por muitos anos a verdadeira "Toscana Brasileira".
Continua depois da publicidade
Considerada um paraíso das plantações, o local é um roteiro turístico-cultural, técnico e histórico, no qual os visitantes podem percorrer pela lavoura de café para ver de perto a qualidade da produção, o manejo da colheita e da pós-colheita da planta.
Nessa “coffee trip”, os turistas são levados à sede do histórico sítio Santa Rita do Olho d’Água onde, além de conhecerem a produção da planta nas antigas fazendas, são recebidos com um legítimo café da roça feito no fogão a lenha, com bolos, pães e geleias caseiras.
Esse tour dedicado ao café sai do centro histórico de Espírito Santo do Pinhal, na chamada Região Turística Mogiana Paulista, a 193 km da capital.
Continua depois da publicidade
Outro local em São Paulo que destaca pelo café é Serra Negra, que possui cafeterias de destaque. Saiba mais sobre o local abaixo.
A cidade foi fundada em 1849, após disputas por terras com tiroteios e ameaças entre os envolvidos, por Romualdo de Souza Brito, natural de Santa Cruz das Palmeiras.
As terras dessa cidade pertenciam à Fazenda do Pinhal, antiga Sesmaria. Tratava-se de uma enorme fazenda dominada pela árvore araucária, nascentes e florestas exuberantes.
Continua depois da publicidade
Segundo o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população estimada é de pouco menos de 42 mil pessoas
Pinhal (como também é chamada), fica em um planalto com campos suavemente ondulados, a uma altitude média de 900 metros acima do nível do mar. com clima tropical de altitude e subtropical, seus invernos são secos.
Considerada como uma das donas de um dos melhores climas do País, a "Rainha das Serras" é circundada por uma paisagem surpreendente e fontes de águas minerais de qualidade, sendo muitas as suas ofertas de hospedagem, eventos e lazer.
Continua depois da publicidade
A cidade faz fronteira com Minas Gerais e é considerado um destino turístico em ascensão.
A cidade já foi apontada como a "Toscana Brasileira", devido ao seu clima propício para a viticultura, à boa mesa e ao charme que invade as vinícolas no seu entorno.
Hoje, este título pertence a outra cidade, também do interior de São Paulo.
Continua depois da publicidade
A presença da Serra da Mantiqueira possui paisagens rurais graciosas que parecem não acabar nunca. Tudo isso pode ser registrado com câmeras e notado a olho nu.
Considerada o coração da cidade, a Praça da Independência possui boa iluminação, uma bela fonte iluminada e a magnífica Igreja Matriz do Divino Espírito Santo.
A praça é rodeada por casarões conservados, que preservam a história de Pinhal e também é ideal para passeios em família.
Continua depois da publicidade
O clima, a temperatura e a insolação possibilitam terreno fértil para o cultivo de uvas, tornando Espírito Santo do Pinhal um conjunto perfeito de terras de uma região própria para a agricultura, especialmente para o tipo Syrah, uma das mais antigas castas de uva tinta da história.
O enoturismo que se destaca nos meses de inverno (julho e agosto).
Não se deve falar da cidade sem ressaltar o café, em que as histórias praticamente se confundem.
Continua depois da publicidade
A cidade se destaca pela produção de grãos finos, muito procurados por importadores exigentes, sendo reconhecida por sediar vários eventos do segmento, como o Festival Nacional do Café, em outubro, com uma programação rica em shows, praça de alimentação e exposição agrícola.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade