Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Benefícios oferecidos pelo suco requerem constância na ingestão | Freepik
O suco de uma fruta muito famosa e abundante no Brasil ajuda na produção de bactérias boas para o intestino e ainda tem ação antioxidante. A descoberta é da bióloga Elisa Brasili, ligada ao Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center – FoRC), sediado na USP.
Continua depois da publicidade
A fruta em questão é a laranja do tipo cara-cara, cujo suco mostrou grande potencial na composição da microbiota intestinal em humanos.
No estudo, a pesquisadora observou que, após a ingestão do suco de laranja cara-cara houve um aumento significativo nas famílias das bactérias Mogibacteriaceae e Tissierellaceae, cuja abundância relativa se encontra alterada em várias doenças, tais como a doença de Parkinson.
Ela acrescenta que, apesar da cara-cara ainda não ser uma variedade comercializada, há empresas investindo na produção do suco para que se conheça melhor sua composição. Ela comentou sobre os resultados ao Jornal da USP.
Continua depois da publicidade
"A laranja cara-cara tem um conteúdo muito grande de licopeno, um carotenoide não muito comum nas laranjas. A presença de elevada quantidade de licopeno nos fez pensar que a utilização dessa laranja poderia surtir um efeito diferente das outras. E a mudança que ela operou na microbiota dos voluntários demonstrou isso”.
O licopeno é muito comum em outras frutas, como os tomates, e apresenta atividades anticâncer e anti-inflamatória. Segundo Elisa, em pessoas com câncer ou com obesidade a presença dessas bactérias na microbiota é menor.
Para chegar a esses resultados, Elisa Brasili trabalhou com 21 voluntários, todos saudáveis, com idade entre 20 e 43 anos, homens e mulheres. Cada usuário ingeriu 500 mililitros (ml) de suco diariamente.
Continua depois da publicidade
Os sucos de laranjas são ricos em substâncias que trazem efeitos muito positivos à saúde humana, entre eles a hespiridina, um antioxidante. Elisa decidiu analisar a microbiota intestinal porque é onde os compostos bioativos são metabolizados.
A pesquisadora destaca, porém, que a mudança operada na microbiota com a ingestão dos sucos de laranjas cara-cara é transitória.
Isso significa que, quando o indivíduo muda de novo seu padrão de dieta, a microbiota se altera novamente.
Continua depois da publicidade
“É como tomar probióticos. Quando você ingere, há benefícios. Quando para de tomar, os benefícios diminuem", explicou.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade