Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Trecho paulista foi reconhecido pela Unesco por ser a maior concentração de Mata Atlântica no Brasil | Jurema Oliveira / Wikimedia Commons
O estado de São Paulo conta com um dos oito patrimônios naturais da humanidade no Brasil, reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Trata-se de uma área de reserva da Mata Atlântica, localizada no litoral paulista.
Continua depois da publicidade
Ao todo, são 25 áreas protegidas de um trecho de Mata Atlântica, entre a Serra da Jureia, em São Paulo, até a Ilha do Mel, no Paraná, que receberam o título de Patrimônio Natural da Humanidade em 1999.
Em informações enviadas à Gazeta, a Unesco informou que o trecho foi reconhecido por ser a maior concentração de Mata Atlântica no Brasil, abrigando mais de 1 mil espécies de aves, além do mico-leão-de-cara-preta.
No estado de São Paulo, a Estação Ecológica Jureia-Itatins abriga a maior parte dos trechos de Mata Atlântica reconhecidos pela Unesco como patrimônio natural da humanidade.
Continua depois da publicidade
Criada em 1987, a Jureia também teve suas serras tombadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.
Localizada no litoral paulista, a Serra da Jureia fica na cidade de Iguape, município distante cerca de 226 quilômetros de São Paulo, podendo também ser acessada por Peruíbe, que fica aproximadamente 140 quilômetros da Capital.
Estima-se que a Serra da Jureia abranja uma área em torno de 79 mil hectares.
Continua depois da publicidade
Segundo informações enviadas à Gazeta pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado (Semil), por meio da Fundação Florestal, em 2013, a Estação Ecológica Juréia-Itatins foi alterada e criada o Mosaico Juréia-Itatins.
O Mosaico conta com dois parques estaduais, duas Reservas de Desenvolvimento Sustentável e um Refúgio de Vida Silvestre, além da própria Estação Ecológica. Exceto a Estação Ecológica, as demais áreas podem ser visitadas por meio da contratação de guias locais.
Entre as atrações, a Jureia tem cachoeiras, praias, trilhas, além de possibilitar a imersão na cultura caiçara.
Continua depois da publicidade
No Mosaico Juréia-Itatins, por exemplo, os visitantes encontram vegetação mais preservada de Mata Atlântica e espécies raras da fauna e flora, como o muriqui-do-sul, maior primata das Américas.
Outra atividade muito procurada por quem visita o local, é o birdwatching, arte na qual os praticantes admiram e registram aves em seu ambiente natural. Por lá, ainda é possível praticar ciclismo, canoagem e fazer passeios de barcos por lugares surpreendentes.
Para quem quer conhecer a Jureia, mas não tem condições de contratar o serviço de guia, a cachoeira Paraíso e as praias da RDS Barra do Una fazem parte do complexo e não precisam de especialistas.
Continua depois da publicidade
Além das áreas de reserva de Mata Atlântica, entre São Paulo e Paraná, o Brasil possui outros sete locais reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.
O mais recente é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que ganhou o reconhecimento em julho de 2024. Os outros locais são:
Parque Nacional do Iguaçu (PR);
Costa do Descobrimento (BA/ES);
Complexo de Conservação da Amazônia Central (AM);
Pantanal (MT/MS);
Ilhas Atlânticas – Fernando de Noronha e Atol das Rocas (PE/RN);
Reservas do Cerrado – Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas (GO).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade