Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Especialista ensina como identificar sinais de alerta para preservar sua saúde emocional sem comprometer a carreira | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Muitos trabalhadores vêm percebendo a importância de identificar se se tornaram vítimas de doenças psicoemocionais. De acordo com o psicólogo Clécio Branco, ambientes de trabalho com alta pressão e falta de reconhecimento podem ser devastadores. A seguir, o especialista destaca 7 sinais de que seu trabalho está afetando sua saúde mental.
Continua depois da publicidade
Branco explica que “o sofrimento no trabalho nasce do descompasso entre as expectativas do trabalhador e a dura realidade imposta pelas condições laborais”, diz o autor do livro "Isso não é um chapéu", que aborda o tema.
Aqui estão sete sinais de alerta que podem indicar que seu trabalho está afetando sua saúde mental:
A sensação constante de cansaço, mesmo após uma boa noite de sono, pode ser um sinal de burnout.
Continua depois da publicidade
Branco destaca que essa condição é comum em ambientes onde “o trabalhador se desconecta de sua própria essência e de suas capacidades criativas”, levando ao esgotamento físico e emocional.
Se a ansiedade se manifesta antes mesmo da semana começar ou interfere no seu descanso, pode ser que o trabalho esteja sobrecarregando suas emoções.
Branco aponta que essa pressão pode causar uma “alienação profunda”, impactando a saúde mental.
Continua depois da publicidade
Insônia e sono agitado são sintomas comuns de estresse. Quando o trabalho afeta o sono, o corpo e a mente perdem a chance de descansar.
“Transtornos como ansiedade e fadiga estão cada vez mais presentes no ambiente de trabalho”, reforça o psicólogo.
Sentir-se desmotivado e sem propósito pode ser um sinal de que o trabalho perdeu o significado.
Continua depois da publicidade
Segundo Branco, a transição para um sistema flexível e imprevisível “destrói valores como lealdade e compromisso”, resultando em desconexão e apatia.
O estresse pode desencadear dores de cabeça regulares. Se você acredita que o trabalho seja a causa dessas dores, é um alerta para repensar a sua rotina.
Perder o interesse em atividades sociais pode indicar que o trabalho está consumindo sua energia emocional. “As relações de trabalho efêmeras afetam o caráter e a identidade dos indivíduos”, observa Branco.
Continua depois da publicidade
A concentração é uma das primeiras habilidades a serem afetadas pelo estresse. “A incerteza constante gera desconexão e um profundo sentimento de inutilidade”, completa Branco.
Identificar esses sinais é o primeiro passo. Branco sugere que, para minimizar os impactos, é fundamental adotar práticas saudáveis e “promover ambientes de trabalho mais equilibrados”.
Além disso, práticas como pausas regulares, atividade física e alimentação adequada podem ajudar a aliviar o estresse e manter o bem-estar.
Continua depois da publicidade
Cuidar da saúde mental é essencial para uma vida equilibrada. Como destaca Clécio Branco, o ambiente de trabalho tem um impacto profundo sobre a saúde emocional, e reconhecê-lo é o primeiro passo para se proteger.
* Caso você esteja enfrentando algum problema psicoemocional que esteja colocando a sua vida em risco, procure o Centro de Valorização da Vida neste site ou no telefone 188. O atendimento é anônomi e funciona 24 horas por dia.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade