Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Brinquedos mais recomendados para crianças neurodivergentes são os que desenvolvem habilidades | Freepik
Estima-se que entre 10% e 20% da população mundial se encaixe na concepção de neurodivergente. Neste grupo, muitos são crianças, que precisam de atenção especial, mesmo na hora de brincar. Por isso, a Gazeta separou 5 dicas de presentes para crianças neurodivergentes e que podem ser boas alternativas no Dia das Crianças.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Jornal da USP, o termo surgiu nos anos 1990 com o objetivo de incluir pessoas com funcionamento cerebral atípico. Essas variações naturais do cérebro humano não necessariamente correspondem a patologias ou a problemas de cognição.
Já algumas destas diferenças podem levar a variações cognitivas, dificuldades sociais ou mesmo comportamentos repetitivos. Entre elas, estão pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, dislexia, dispraxia, entre outros.
As condições específicas deste público raramente são consideradas na escolha de presentes no Dia das Crianças, ignorando necessidades sensoriais, preferências individuais e habilidades.
Continua depois da publicidade
De acordo com a a professora Hilda Heller, coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Positivo (UP), muitas crianças neurodivergentes, como aquelas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) têm interesses e necessidades específicos.
"Converse com os pais ou observe as paixões da criança e escolha presentes que estejam alinhados a esses interesses, como brinquedos relacionados a dinossauros, quebra-cabeças ou jogos temáticos".
Crianças neurodivergentes podem ser sensíveis a sons, luzes, texturas ou cheiros. Ao escolher um presente, evite itens que possam sobrecarregar os sentidos, como brinquedos muito barulhentos ou com luzes piscantes.
Continua depois da publicidade
Brinquedos com texturas agradáveis, como pelúcias macias ou massa de modelar, podem ser reconfortantes.
"Uma opção certeira para todas as crianças — incluindo as neurodivergentes — são os presentes que desenvolvem habilidades", emenda Heller.
"Blocos de montar, quebra-cabeças e jogos de encaixe são ótimas opções, pois ajudam a desenvolver a coordenação motora, o raciocínio lógico e as habilidades sociais”.
Continua depois da publicidade
Dessa forma, listamos cinco dicas de presentes que atendem a todas as crianças, incluindo grande parte das neurodivergentes:
Um jogo de cartas magnéticas projetado para ajudar as crianças a identificar e expressar suas emoções, contribuindo para o desenvolvimento da inteligência emocional.
As imagens podem ser fixadas em superfícies como geladeiras e quadros brancos magnéticos, tornando o processo de aprendizado interativo e visual.
Continua depois da publicidade
Esse recurso apoia o desenvolvimento afetivo e pode ser utilizado por pais, responsáveis, terapeutas e outros profissionais que trabalham com crianças, auxiliando-as na identificação de sentimentos.
Fabricado em EVA atóxico, macio e lavável, o brinquedo tem como objetivo empilhar o maior número possível de peças. Ele estimula a coordenação motora, o raciocínio lógico e a resolução de problemas, além de ser uma ótima opção para brincar sozinho ou em grupo.
O material e o design proporcionam uma experiência sensorial e educativa.
Continua depois da publicidade
Esses EVAs macios e laváveis são equipados com ventosas e podem ser fixados na parede do banheiro, transformando o momento do banho em uma oportunidade de aprendizado.
As peças foram criadas para serem usadas com os pais, proporcionando tempo de qualidade que combina diversão e educação. Os produtos estão disponíveis em uma variedade de temas, como dinossauros, carros, sereias e unicórnios.
Um jogo de raciocínio que exige atenção e habilidade para fazer as jogadas corretas, organizando as bolinhas de acordo com a sequência sorteada nas cartas.
Continua depois da publicidade
Com diversas possibilidades e várias cartas modelo, é uma brincadeira para todas as idades. Esse desafio beneficia a todos, estimulando os sentidos e a memória.
Brinquedo com 25 peças de madeira, resistentes e duráveis, com cores customizadas. Projetado para desafiar e desenvolver a mente das crianças de 2 a 10 anos, oferece atividades que estimulam a resolução de problemas.
Se, mesmo com essas dicas, ainda restarem dúvidas sobre qual presente comprar para uma criança neurodivergente, a recomendação é conversar com os pais do pequeno.
Continua depois da publicidade
"Respeitar a singularidade da criança é a chave para escolher um presente que a faça se sentir incluída e respeitada, ao mesmo tempo que proporciona diversão e aprendizado", conclui a especialista.
Os brinquedos e materias acima são da linha Dipedu da BRW Suprimentos, empresa especializada em brinquedos e jogos educativos, entre outros produtos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade