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A Estação da Luz só ganhou as formas atuais em 1901 | Priscila Zambotto / Wikimedia Commons
A Estação da Luz, inaugurada em 1865, fica na região central da cidade de São Paulo e é constantemente citada como uma das mais belas estações de trem do mundo.
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Em 2014, por exemplo, o site norte-americano Mental Floss elegeu a estação paulistana como a 10ª mais bonita do planeta. Desde então, a construção brasileira aparece com frequência em listas no Brasil e exterior.
Apesar de ter sido inaugurada em 1865, a Estação da Luz só ganhou as formas atuais em 1901, quando terminaram as obras do primeiro trecho da São Paulo Railway, ferrovia que ligaria o Porto de Santos à cidade de Jundiaí.
O projeto arquitetônico da estação foi feito pelo arquiteto britânico Charles Henry Driver (1832-1900) e mistura elementos da arquitetura francesa e inglesa, além de detalhes brasileiros.
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Nos primeiros anos, a Estação da Luz costumava receber personalidades ilustres que visitavam a cidade de São Paulo, bem como muitos dos imigrantes que chegavam ao Brasil desembarcando no Porto de Santos.
Em 1946, o prédio da Luz foi parcialmente destruído por um incêndio e sua reconstrução só terminou em 1951. Algumas décadas depois, em 1982, o complexo arquitetônico da Estação da Luz foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat).
No início do novo milênio, mais precisamente em 2006, uma parte do complexo passou a abrigar o Museu da Língua Portuguesa, que é considerado um dos primeiros museus do mundo totalmente dedicado a um idioma.
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Atualmente, a Estação da Luz atende às linhas 7 Rubi, 11 Coral e 13 Jade da CPTM, além das linhas 1–Azul e 4–Amarela do Metrô de São Paulo. Estima-se que mais de 400 mil pessoas passem por lá todos os dias.
Assim como a Estação da Luz, outras estações de trem espalhadas pelo mundo também figuram com frequência em listas de belas construções. A seguir, confira algumas delas:
Localizada em Nova York, nos Estados Unidos, a Grand Central Terminal foi inaugurada em 1913 e é considerada uma das maiores estações ferroviárias do mundo, com 44 plataformas em dois níveis.
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Na arquitetura, a construção se destaca por mesclar os estilos clássicos, barroco e renascentista.
O primeiro nome desta estação localizada em Mumbai, na Índia, foi Victoria Terminus, em homenagem ao Jubileu de ouro da Rainha Vitória, do Reino Unido, que ocorreu em 1887, mesmo ano da construção do prédio.
Mais de um século depois, em 1996, a estação ganhou o nome atual para homenagear Chhatrapati Shivaji, o fundador do Império Marata.
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Considerada um Patrimônio Mundial da Unesco, o prédio da estação indiana tem influências góticas e vitorianas, além de evidenciar a arquitetura local.
A Antwerpen-Centraal é a principal estação de trem da cidade de Antuérpia, uma das mais populosas da Bélgica.
Inaugurada em 1905, a construção foi projetada por Louis Delacenserie e engloba vários estilos arquitetônicos, como o rococó, barroco e neogótico.
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Em 2009, um artigo da revista norte-americana Newsweek elegeu a estação Caminho de Ferro de Maputo, em Moçambique, como a mais bonita do continente africano e uma das mais belas do mundo.
Inaugurada em 1895 com uma arquitetura mais simples, ela foi reformada em 1913, quando passou a apresentar grandes arcos e pilares em estilo vitoriano.
A estação ferroviária de Dunedin, na Nova Zelândia, teve seu edifício concluído em 1906, com projeto do arquiteto George Alexander Troup.
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A construção faz uma releitura do estilo renascentista flamengo, um estilo vindo de povos germânicos, que tem influências medievais.
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