Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Praia do Tombo fica a 100km da Capital | Helder Lima/Prefeitura Municipal do Guarujá
Uma praia do Guarujá, no litoral de São Paulo, é recordista na América do Sul em certificações do selo “Bandeira Azul”, iniciativa da ONG dinamarquesa Foundation for Environmental Education (FEE), que premia orlas destaques em qualidade e preservação ambiental. A Praia do Tombo recebe a certificação há 15 anos consecutivos.
Continua depois da publicidade
O prêmio anual busca promover melhor qualidade ambiental, enquanto fomenta o turismo nas regiões costeiras. Os juízes analisaram critérios como qualidade da água, preservação e educação ambiental de 56 concorrentes inscritos, selecionando 38 praias e 11 marinas espalhadas pelo país. No Brasil, o operador nacional do programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).
Localizada a cerca de 100 km da capital paulista, a Praia do Tombo fica no bairro de Jardim Las Palmas, entre a Praia do Guaiúba e a Praia das Astúrias. Ela pode ser acessada pela rodovia Cônego Domênico Rangoni, passando pelo Sistema Anchieta-Imigrantes.
Para quem está em cidades vizinhas, como Santos, São Vicente ou Praia Grande, a alternativa mais prática é a travessia de balsa a partir do bairro Ponta da Praia.
Continua depois da publicidade
A praia é famosa entre os surfistas da região, graças às suas ondas de alta qualidade, sendo palco de diversos campeonatos de surfe. A combinação de suas águas claras e seu ambiente preservado atrai tanto atletas quanto visitantes em busca de uma experiência de praia diferenciada.
Para uma orla receber a certificação ela precisa garantir sua balneabilidade, ter instalações sanitárias em boas condições, existência de salva-vidas e serviços de primeiros socorros, conter lixeiras de coleta seletiva, além de manutenção e limpeza sempre ativos.
O “Selo Azul” exige também que todos os equipamentos e construções na praia estejam em boas condições, que seja proibida a circulação de veículos e campings não autorizados, garanta a segurança e acesso e para uso da praia, tenha mapas indicando as instalações existentes no local e faça, ao menos, seis atividades de educação ambiental.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade