A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 06 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Saiba por que você jamais deve mergulhar nessa popular praia do litoral de SP

A praia foi considerada imprópria para banho em 98% das medições feitas pelo Estado

Gabriela Barbosa

05/04/2025 às 20:09

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Apesar de bonita e famosa, a água dessa praia pode causar sérios problemas à saúde

Apesar de bonita e famosa, a água dessa praia pode causar sérios problemas à saúde | Fabrício Macedo/Wikimedia Commons

Apesar da beleza inegável, a Praia do Perequê, no Guarujá, é a mais poluída do litoral de São Paulo. Isso porque, em 98% das medições semanais, sua água foi considerada imprópria para banho.

Continua depois da publicidade

Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), órgão responsável pelas medições, água imprópria é aquela que apresenta mais de 100 colônias de bactérias a cada 100 ml. A praia foi considerada imprópria 51 vezes, em 52 semanas de medição.

O mergulho na Praia do Perequê pode trazer diversas doenças. Praias impróprias justificam os surtos de virose que acontecem na virada do ano no litoral paulista. Em 2025, turistas sofreram com enjoo, diarreia, dor no corpo e febre.

Como é feita a medição de águas impróprias?

A Cetesb mede semanalmente 175 praias por todo o litoral paulista. As amostras  são coletadas da parte rasa do mar, na altura da cintura, onde a maioria dos banhistas se concentra.

Continua depois da publicidade

Nessa água, eles medem a quantidade de bactérias do gênero enterococos, presentes nas fezes humanas. Quando, em 100 ml de água, forem encontradas mais de 100 colônias dessas bactérias por cinco semanas seguidas, a praia é considerada imprópria.

A diretora da Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar da Secretaria de Estado da Saúde, Alessandra Lucchesi, explicou o processo. Para identificar surtos de virose, os pesquisadores analisam não só a água do mar, mas também a comercializada. 

“Investigam-se quais foram as possíveis fontes de água utilizadas para comercialização. Precisamos saber se foi a água do sistema de abastecimento público, de poço, ou de alguma outra fonte”, afirmou à Agência Brasil.

Continua depois da publicidade

Por conta do grande número de turistas, as águas costumam ficar mais sujas no começo do ano. Em 2025, cerca de 65% das praias do litoral paulista ficaram impróprias para banho. 

Quais são os riscos para a saúde?

As bactérias fecais presentes na água, se colocadas para dentro do corpo, podem causar sintomas desagradáveis. Isso acontece porque, além delas, vírus e outros patógenos são encontrados nos mares poluídos.

A análise de parasitas e vírus é mais simples que a identificação das bactérias. “Se for alguma bactéria, levamos mais ou menos dez dias para conseguir ter o resultado. Caso sejam vírus ou parasitas, o resultado sai muito mais rápido”, explicou Alessandra Lucchesi.

Continua depois da publicidade

Os sintomas mais comuns da virose são vômitos, diarreia, dor no corpo, febre, cansaço e, em casos mais graves, desidratação. O tratamento desse tipo de infecção é simples, basicamente água e descanso. 

Para se prevenir de surtos desse tipo, além de não entrar em praias impróprias, é importante ficar atento à higiene de estabelecimentos comerciais e armazenar e higienizar corretamente os alimentos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados